A nova geração global do New Fiesta Hatch virou
brasileira. O carro, antes importado do México,
passou a ser fabricado em São Bernardo do Campo
(SP) este ano – e com muitas novidades. A principal
é que o visual ficou mais moderno e esportivo e traz
uma série de apetrechos tecnológicos que fazem a
diferença entre os da mesma categoria.
São quatro versões do carro, com dois tipos de
motorização: 1.5 S e SE e 1.6 SE e Titanium. O
New Fiesta já vendeu mais de 15 milhões de
unidades em sua história e, só no ano passado, foi
o carro compacto mais vendido do mundo. E, com
essas mudanças significativas, deve alavancar as
vendas.
Foto: Divulgação Ford
O New Fiesta 2014 é oferecido em quatro versões: 1.5
S e SE e 1.6 SE e Titanium. O S 1.5 vem com
duplo airbag, freios ABS com EBD, direção elétrica,
ar-condicionado, travas, espelhos e vidros dianteiros
elétricos, alarme, rodas de 15 polegadas com calota
integral, maçanetas e retrovisores na cor da
carroceria e três anos de garantia, por R$ 38.990.
A versão SE 1.5 acrescenta rodas de liga leve de 15
polegadas, farol de neblina e pacote de acabamento
SE, por R$ 42.490. O SE 1.6 vem também com
controle eletrônico de estabilidade e tração,
assistente de partida em rampa, ar-condicionado
digital, vidros elétricos com abertura e fechamento
global, sistema SYNC com comandos de voz em
português e controles no volante. Com transmissão
manual, sai por R$ 45.490, e por mais R$ 3.500 (ou
R$ 48.990), é possível levar a versão PowerShift.
O New Fiesta Titanium 1.6, topo de linha, vem com
sete airbags, bancos e volante em couro, controle
automático de velocidade, sensor de estacionamento,
sensor de chuva, acendimento automático dos faróis,
retrovisor interno eletrocrômico e rodas de alumínio
de 16 polegadas, por R$ 51.490 na versão manual e R$ 54.990 na PowerShift.
Foto: Divulgação Ford
Seguindo a linha de outros modelos da marca, como o
Fusion e o EcoSport, o New Fiesta também tem
características do que a Ford chama de design Kinetic
2.0. A grade dianteira do carro foi ampliada, as
laterais ganharam vincos e a traseira tem aerofólio
integrado na tampa do porta-malas, que acentuam a
esportividade do carro. As diferentes versões vêm em
seis cores: azul Califórnia, vermelho Arizona,
vermelho Vermont, branco Ártico, preto Bristol e prata
Dublin.
Foto: Divulgação Ford
São duas opções de motores da família Sigma, feitos
em alumínio e com sistema eletrônico de partida a frio
Ford Easy Start, sem o tanquinho de gasolina. O
motor 1.5 tem potência de 111 cv com etanol e 107 cv
com gasolina. A versão 1.6 16V tem potência de 130
cv com etanol e 125 cv com gasolina. O carro, nesta
versão, vai de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos com
etanol e a velocidade máxima é de 190 km/h. No
consumo, conta com a classificação A de eficiência do
INMETRO/CONPET: faz 7,9 km/l com etanol e 11,4
km/l com gasolina na cidade e roda 9,9 km/l com
etanol e 13,9 km/l com gasolina na estrada, na versão
PowerShift.
Foto: Divulgação Ford
O painel ganha uma tela multifuncional integrada nas
versões SE e Titanium com o sistema SYNC. O
sistema é uma interface digital que permite que o
motorista controle seu celular e MP3 player por
conexões sem fio e comando de voz. As demais
versões têm sistema de som MyConnection Gen. 3
com conexão USB e Bluetooth.
Foto: Divulgação Ford
Foto: Divulgação Ford
A versão 1.5 conta com transmissão manual. O New
Fiesta 1.6 tem transmissão manual ou a avançada
automática PowerShift de seis velocidades e dupla
embreagem. Permite a seleção de diferentes modos
de condução, de acordo com o estilo do motorista:
D, para trocas de marcha suaves e econômicas;
S, esportivo, com um nível de rotação mais alto e
preparado para retomadas; e manual sequencial
SelectShift, para o motorista usar a faixa de rotação
de sua preferência.
Foto: Divulgação Ford