Agora são quatro modelos

O México fabrica dois modelos: o Fiesta Hatch
Global e o Fiesta Global. Já na unidade de
São Bernardo do Campo estão sendo produzidos quatro modelos do Ford New Fiesta Hatch 2014: 1.5 S e SE e 1.6 SE e Titanium, com diferentes pacotes de acessórios.

Foto: Divulgação Ford

Novos motores proporcionam equilíbrio

Os modelos mexicanos possuem motor Ford Sigma 1.6 16V Flex, enquanto os veículos fabricados no Brasil possuem motor Sigma 1.6 16V TiVCT Flex ou, no caso do modelo 1.5, motor Ford Sigma 1.5 Flex N-VCT. O comando de válvulas variável (TiVCT, da sigla inglesa Twin Independent Variable Camshaft Timing), utilizado nos modelos 1.6 Automático Power Shift e 1.6 Manual, permite um equilíbrio maior entre potência do carro e economia de combustível, pois a abertura das válvulas varia conforme a rotação do motor.

O motor mexicano possui 110 cv a 6250 rpm (gasolina) e 115 cv a 5500 rpm (álcool) de potência. O motor 1.6 16V TiVCT Flex, incluído nos carros fabricados no Brasil, é mais potente: possui 130 cv a 6.500 rpm (etanol) e 125 cv a 6.500 rpm (gasolina). Já o motor Ford Sigma 1.5 Flex N-VCT tem 111 cv a 5.500 rpm (etanol) e 107 cv a 6.500 rpm (gasolina).

Em relação ao torque, o motor do New Fiesta fabricado no México apresenta 155 Nm a 4.250 rpm (gasolina) e 159 Nm a 4.250 rpm (álcool). Nos casos brasileiros, os números são de 157 Nm a 5.000 rpm (etanol) e 151 Nm a 4.250 rpm (gasolina) nos motores Sigma 1.6 16V TiVCT Flex; e 147 Nm a 4.250 rpm (etanol) e 145 Nm a 4.250 rpm (gasolina) no motor Ford Sigma 1.5 Flex N-VCT.

Foto: Divulgação Ford

Transmissão automática sequencial tem seis velocidades

Os veículos produzidos no México apresentam transmissão manual. Já o New Fiesta 2014, fabricado na unidade de São Bernardo do Campo, traz duas opções de transmissão: no modelo 1.6 Automático PowerShift, ela possui a tecnologia PowerShift DPS6 - transmissão automática sequencial de seis velocidades e dupla embreagem, que prevê economia de combustível. Já nos outros modelos, a transmissão é a manual IB5.

Foto: Divulgação Ford

Consumo é marcado pela economia

Em termos de economia, o carro com melhores números é o modelo New Fiesta 2014 1.6 Manual: ele faz 12 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) na cidade; e 14,3 km/l (gasolina) e 10 km/l (etanol) na estrada. O segundo mais econômico é o modelo 1.6 Automático PowerShift, com 11,4 km/l (gasolina) e 7,9 km/l (etanol) na cidade; e 13,9 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol) na estrada.

Os veículos produzidos no México apresentam menor consumo de combustível que o modelo New Fiesta 2014 1.5 quando abastecidos com gasolina: percorrem 11 km/l na cidade, contra 10,8 km/l dos brasileiros. Na estrada, o carro mexicano faz 13,9 km/l; o modelo 1.5, 13,7 km/l. Se abastecidos com etanol, o modelo brasileiro faz 7,8 km/l na cidade e 9.6 km/l na estrada. O New Fiesta 2012 percorre 7,5 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada.

Os números estão ajustados com base no Conpet (Programa Nacional da Racionalização do uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural).

Foto: Divulgação Ford

Modelo 2014 chega a 100 km/h mais rápido

O New Fiesta 2012, produzido no México, leva 11,7 segundos (gasolina) ou 12,1 segundos (etanol) para chegar a 100 km/h. No comparativo entre os veículos produzidos no Brasil e no México, é o de maior aceleração. Sua velocidade máxima é 190 km/h. O New Fiesta Hatch modelo 1.6 Automático SuperShift alcança 100 km/h em 12,3 segundos (gasolina) e 12,1 segundos (etanol). O modelo 1.6 manual também. A velocidade máxima de ambos é 190 km/h. O modelo 1.5 chega a 100 km/h em 12,2 segundos (etanol) e 12,7 segundos (gasolina), e sua velocidade máxima é de 180 km/h.

Foto: Divulgação Ford