0

Veja setores com franquias que prometem retorno em 6 meses

Decisão de abrir um negócio, no entanto, não deve se basear apenas no tempo de recuperação do investimento inicial, afirmam especialistas

  • separator
  •  
  • comentários

Todo mundo que começa um negócio já está de olho no futuro, pensando em quanto tempo o investimento e o trabalho vão se pagar e, mais importante, render algum lucro. Uma listagem da Associação Brasileira de Franchising (ABF) indica franquias que prometem dar retorno mais rapidamente do que a média, que fica entre 24 e 36 meses. Algumas delas avaliam ser recuperar o investimento inicial em até seis meses.

No entanto, especialistas dizem que abrir um negócio não deve ser uma decisão baseada na promessa de retorno rápido. “A escolha por uma franquia não está ligada ao retorno de investimento, tem mais a ver com a afinidade do empresário com aquele setor e se existe uma oportunidade de negócio”, afirma Liana Bittencourt, sócia da consultoria de franquia Bittencourt.

Outro ponto essencial é, ao avaliar a proposta e a promessa da franqueadora, verificar o que exatamente está incluído no cálculo de retorno, além do investimento inicial. “É importante colocar tudo na conta: a receita e as despesas fixas – aluguel, salários dos funcionários, contas de água e luz, imposto e taxa de royalties – e as despesas variáveis”, alerta Eduardo Zanin, diretor da Zanin Gestão de Franquias.

Para avaliar o tempo de retorno é preciso, antes de tudo, fazer análise criteriosa: conversar com o franqueador, entrar em contato com outros franqueados e entender os passos para montar uma franquia. E ver se realmente o investimento se paga em seis meses. “Um investimento menor não garante necessariamente um retorno mais rápido, porque ele pode gerar uma rentabilidade mensal menor. Se você tem um investimento inicial de R$ 50 mil e a margem de lucro é de R$ 1 mil por mês, pode demorar 50 meses para ter retorno”, diz Zanin.

A ânsia por retorno rápido pode se transformar em armadilha quando não se consideram os diferentes cenários possíveis. Há setores em que a localização é determinante. As mesmas operações em locais distintos têm faturamentos distintos e despesas distintas (com locação, por exemplo). “Não dá para fazer uma regra dizendo que certa franquia vai dar retorno em seis meses em qualquer localidade”, comenta Liana.

PrimaPagina

compartilhe

comente

  •  
  • comentários
publicidade
publicidade