3 eventos ao vivo

Nobel de Economia: guerra às drogas é um fracasso bilionário

Embora defenda o fim da “guerra”, o estudo não apoia a legalização de todas as drogas

9 mai 2014
11h11
  • separator
  • comentários

Cinco vencedores do prêmio Nobel de Economia assinaram um estudo publicado nesta semana pela London School of Economics no qual afirmam que a guerra contra as drogas é um fracasso global que gerou um mercado negro de US$ 300 bilhões.

<p>Guerra global contra as drogas tem efeitos colaterais enormes, dizem autores</p>
Guerra global contra as drogas tem efeitos colaterais enormes, dizem autores
Foto: London School of Economics / Reprodução

“Chegou a hora de acabar com a guerra às drogas a redirecionar os recursos para políticas eficientes baseadas em rigorosas análises econômicas. A estratégia de buscar uma guerra global militarizada contra as drogas produziu receitas negativas gigantescas e efeitos colaterais”, afirma os especialistas.

Embora defenda o fim da “guerra”, o estudo não apoia a legalização de todas as drogas. Os autores apontam para experiências monitoradas de liberação com foco na saúde pública e minimização do comércio ilegal de drogas para resolver o problema.

Entre as recomendações dos economistas estão reduzir as penas para porte de drogas e dar anistia para quem já está preso por este crime. Assinaram o estudo Kenneth Arrow (1972), Christopher Pissarides (2010), Thomas Schelling (2005) Vernon Smith (2002) e Oliver Williamson (2009).

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade