Agora são seis versões

O México fabrica dois modelos: o Fiesta Hatch
Global e o Fiesta Global. Já na unidade de
São Bernardo do Campo estão sendo produzidos
seis modelos do Ford New Fiesta Hatch 2014: 1.5 S e
SE e 1.6 SE e Titanium (estes últimos nas versões
manual e automática), com diferentes pacotes de acessórios.

Foto: Divulgação Ford

Novos motores proporcionam equilíbrio

Os modelos mexicanos possuem motor Ford Sigma
1.6 16V Flex, enquanto os veículos fabricados no Brasil
possuem motor Sigma 1.6 16V TiVCT Flex ou, no caso
do modelo 1.5, motor Ford Sigma 1.5 Flex N-VCT. O
comando de válvulas variável (TiVCT, da sigla inglesa
Twin Independent Variable Camshaft Timing), utilizado
nos modelos 1.6 Automático Power Shift e 1.6 Manual,
permite um equilíbrio maior entre potência do carro e
economia de combustível, pois a abertura das válvulas
varia conforme a rotação do motor.

O motor mexicano possui 110 cv a 6250 rpm (gasolina)
e 115 cv a 5500 rpm (álcool) de potência. O motor 1.6
16V TiVCT Flex, incluído nos carros fabricados no
Brasil, é mais potente: possui 130 cv a 6.500 rpm
(etanol) e 125 cv a 6.500 rpm (gasolina). Já o motor
Ford Sigma 1.5 Flex N-VCT tem 111 cv a 5.500 rpm
(etanol) e 107 cv a 6.500 rpm (gasolina).

Em relação ao torque, o motor do New Fiesta fabricado
no México apresenta 155 Nm a 4.250 rpm (gasolina) e
159 Nm a 4.250 rpm (álcool). Nos casos brasileiros, os
números são de 157 Nm a 5.000 rpm (etanol) e 151
Nm a 4.250 rpm (gasolina) nos motores Sigma 1.6 16V
TiVCT Flex; e 147 Nm a 4.250 rpm (etanol) e 145 Nm a
4.250 rpm (gasolina) no motor Ford Sigma 1.5 Flex
N-VCT.

Foto: Divulgação Ford

Transmissão automática
sequencial tem seis
velocidades

Os veículos produzidos no México apresentam
transmissão manual. Já o New Fiesta 2014, fabricado
na unidade de São Bernardo do Campo, traz duas
opções de transmissão: no modelo 1.6 Automático
PowerShift, ela possui a tecnologia PowerShift DPS6 -
transmissão automática sequencial de seis
velocidades e dupla embreagem, que prevê economia
de combustível. Já nos outros modelos, a transmissão
é a manual IB5.

Foto: Divulgação Ford

Consumo é marcado pela
economia

Em termos de economia, o carro com melhores
números é o modelo New Fiesta 2014 1.6 Manual: ele
faz 12 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) na cidade; e 14,3
km/l (gasolina) e 10 km/l (etanol) na estrada. O
segundo mais econômico é o modelo 1.6 Automático
PowerShift, com 11,4 km/l (gasolina) e 7,9 km/l (etanol)
na cidade; e 13,9 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol) na
estrada.

Os veículos produzidos no México apresentam menor
consumo de combustível que o modelo New Fiesta
2014 1.5 quando abastecidos com gasolina: percorrem
11 km/l na cidade, contra 10,8 km/l dos brasileiros. Na
estrada, o carro mexicano faz 13,9 km/l; o modelo 1.5,
13,7 km/l. Se abastecidos com etanol, o modelo
brasileiro faz 7,8 km/l na cidade e 9.6 km/l na estrada. O
New Fiesta 2012 percorre 7,5 km/l na cidade e 9,3 km/l
na estrada.

Os números estão ajustados com base no Conpet
(Programa Nacional da Racionalização do uso dos
Derivados de Petróleo e do Gás Natural).

Foto: Divulgação Ford

Modelo 2014 chega a 100
km/h mais rápido

O New Fiesta 2012, produzido no México, leva 11,7
segundos (gasolina) ou 12,1 segundos (etanol) para
chegar a 100 km/h. No comparativo entre os veículos
produzidos no Brasil e no México, é o de maior
aceleração. Sua velocidade máxima é 190 km/h. O New
Fiesta Hatch modelo 1.6 Automático SuperShift alcança
100 km/h em 12,3 segundos (gasolina) e 12,1
segundos (etanol). O modelo 1.6 manual também. A
velocidade máxima de ambos é 190 km/h. O modelo
1.5 chega a 100 km/h em 12,2 segundos (etanol) e 12,7
segundos (gasolina), e sua velocidade máxima é de
180 km/h.

Foto: Divulgação Ford