0

Prazo de entrega do Imposto de Renda termina nesta quinta

Receita diz que contribuinte que deixar para o último dia pode encontrar dificuldades em função do acúmulo de acessos ao endereço do Fisco

27 abr 2015
14h10
  • separator
  • comentários

Os contribuintes têm até as 23h59 de quinta-feira (30) para enviar a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2015. Até as 11 horas desta segunda-feira, mais de 18,302 milhões de declarações foram recebidas pela Receita Federal. O número corresponde a 66,55% do total estimado de 27,5 milhões de declarações neste ano.

Microempreendedores que apresentaram rendimento tributável acima de R$ 26.816,55 devem apresentar a declaração do Imposto de Renda
Microempreendedores que apresentaram rendimento tributável acima de R$ 26.816,55 devem apresentar a declaração do Imposto de Renda
Foto: Tolga TEZCAN / Shutterstock

Siga o Terra Notícias no Twitter

A Receita alerta para o risco de as pessoas deixarem para enviar a declaração nos últimos dias: contribuintes podem encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos no endereço da Receita na internet. Os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 ou o equivalente a 20% do imposto devido.

A declaração poderá ser preenchida no próprio computador, com a utilização do programa gerador, ou em dispositivos móveis, como tablets ou smartphones. Para isso, é necessário usar o aplicativo m-IRPF ou acessar diretamente o site da Receita Federal, por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Para acessar o e-CAC, é necessário ter certificação digital. Para entender melhor todo o processo, existe um passo a passo na página da Receita para o contribuinte preencher e enviar com agilidade a declaração.

A Receita Federal disponibilizou também vídeos no site YouTube para tirar dúvidas sobre o preenchimento e a entrega do Imposto de Renda. Chamada de TV Receita Responde, o site explica de forma simples os principais assuntos relacionados à declaração do IRPF.

Agência Brasil Agência Brasil

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade