1 evento ao vivo

Gerador de energia pode render economia de até 30%

28 nov 2012
08h28

Optar pela compra ou aluguel de um gerador de energia é uma decisão cada vez mais importante para as empresas. Antes da escolha final, é preciso fazer uma avaliação criteriosa do perfil de consumo a fim de que o investimento seja vantajoso financeiramente. Para as de médio porte, que pagam tarifas mais altas nos horários de ponta, o uso de gerador costuma valer a pena.

Antes de optar pela compra ou aluguel de um gerador de energia, é preciso avaliar o perfil de consumo de cada lugar
Antes de optar pela compra ou aluguel de um gerador de energia, é preciso avaliar o perfil de consumo de cada lugar
Foto: Getty Images



Segundo José Luiz Martin, gerente de vendas e marketing da Cummins Power Generation, fornecedora deste tipo de produto, o preço da energia do gerador costuma ser mais competitivo, ficando de 25% a 30% mais barato. A tarifa de ponta varia de acordo com a região e com a concessionária de energia: em alguns locais ocorre entre 18h e 21h, enquanto em outros entre 17h30 e 20h30.



Além da economia nos horários de maior consumo, outra razão que leva os empresários a buscarem esta fonte alternativa de energia é o risco de problema no caso de um apagão. "Para uma empresa que tem compromissos assumidos, ficar três horas sem eletricidade gera grande risco financeiro", afirma o especialista. Para consumidores comuns, o custo da energia do gerador não é atrativo e por isso seu uso é apenas indicado para emergências, quando há corte no fornecimento elétrico. O uso em eventos e festas também é recomendável, por meio de aluguel dos equipamentos.



Nos condomínios de casas, os geradores costumam proporcionar conforto e segurança aos moradores. O equipamento pode garantir fornecimento apenas nas áreas comuns, como portaria e elevador, ou atender a cada residência individualmente. O nível de satisfação é impactado diretamente pela potência e pelo custo do grupo gerador, o que pode ser ajustado com auxílio de um profissional especializado no assunto.



Economídia
Especial para o Terra
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade