0

Confira dez dicas para se preparar para um concurso público

Para conseguir a vaga desejada, candidatos passam horas estudando , frequentando cursos preparatórios e, às vezes, se isolando do mundo

10 jun 2014
10h00
atualizado em 12/6/2014 às 09h57
  • separator
  • comentários

Salários atrativos e estabilidade no emprego. Essas são as principais vantagens oferecidas pela carreira pública. Para conseguir a vaga desejada, candidatos passam horas estudando, frequentando cursos preparatórios e, às vezes, se isolando do mundo.

<p>Frequentar um curso espec&iacute;fico para determinado concurso e ter professores &agrave; disposi&ccedil;&atilde;o para tirar d&uacute;vidas podem ser o grande diferencial para ir bem nas etapas de sele&ccedil;&atilde;o</p>
Frequentar um curso específico para determinado concurso e ter professores à disposição para tirar dúvidas podem ser o grande diferencial para ir bem nas etapas de seleção
Foto: Getty Images

Toda essa dedicação pode afugentar candidatos. Porém, há muitas atividades quem quer enfrentar os concursos pode fazer para tornar esse processo mais interessante. Confira dez dicas para se preparar, de acordo com o curso preparatório IOB Concursos Marcato.

Motivação
Desanimar durante os estudos é muito comum. O candidato deve se lembrar dos motivos que o fizeram optar pela carreira pública. Salário, estabilidade e a chance de exercer uma função desejada são os grandes atrativos.

Planejamento
Não são horas de estudos que definem quem vai ser aprovado. O melhor é fazer um planejamento com base no conteúdo programático do concurso e estudar todos os pontos que compõem a prova.

Foco, mas com equilíbrio
O candidato empenhado terá que abrir mão de muitos eventos durante os estudos. Se isolar do mundo, porém, não fará bem à mente e à saúde. Atividades físicas regulares ajudam na concentração e sair com os amigos pode contribuir mais do que uma sessão de terapia.

Áreas específicas
Quem tiver nível de escolaridade superior deve se atentar às especificações de cargos e áreas que o edital exige. Há muitas oportunidades específicas conforme a formação, principalmente para formados em direito.

Antecipar-se ao edital
O ideal é iniciar os estudos antes de o edital do concurso ser publicado. O candidato pode se basear em programas anteriores da carreira a qual vai concorrer para ir se preparando para quando a oportunidade aparecer.

Provas anteriores
Tão importante quanto saber o conteúdo das provas é saber como as questões são aplicadas. Por isso, é bom o candidato procurar resolver provas anteriores do concurso, realizando uma espécie de simulado. Também é bom para evitar as “pegadinhas”.

Curso preparatório
Muitos candidatos não se preparam para as provas. Fazer um curso preparatório específico para determinado concurso e ter professores à disposição para tirar dúvidas pode ser o grande diferencial para ir bem nas etapas de seleção.

Cursos online
Num curso online é possível aprender a seu tempo, sem depender de um grupo de alunos ou material específico. Os recursos tecnológicos também oferecem conteúdos multimídias, como vídeos, chats e fóruns. O aluno ainda pode tirar dúvidas com o professor quando necessário, por e-mail ou videoconferências.

Dia da prova
Além do conteúdo, o candidato deve se preparar para fazer a prova. Há muitas coisas simples que se não forem realizadas adequadamente podem atrapalhar ou comprometer o desempenho do candidato. Certifique-se de sair de casa com tempo suficiente para chegar ao local, use roupas leve, não coma alimentos muito gordurosos e tenha consigo uma garrafa de água – mas não exagere na quantidade, para evitar idas ao banheiro.

Reprovação
Desistir após a primeira reprovação não pode ser uma opção. Uma minoria consegue aprovação logo no primeiro concurso que se candidata. Prestar outros concursos, além do da carreira desejada, é uma boa maneira de ganhar experiência e testar o seu nível de estudos.

Terra Concurso Público Terra Concurso Público
Reforce os estudos para ter um emprego com estabilidade e alta qualidade de vida. Matricule-se agora, a partir de R$ 64,90 por mês

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade