PUBLICIDADE

Tipos e modelos de carros e suas vantagens

SUV, Hatch, Sedã, Perua. Qual o estilo de carro compatível com seu perfil de uso?

23 jun 2016 14h35
ver comentários
Publicidade

Hoje em dia existem diversos tipos de carros, desde os esportivos aos chamados "trucks". Irei lhes contar sobre 5 tipos deles e quais são as principais vantagens que cada um oferece ao seu modo. Vale lembrar que são observações de âmbito geral, sem predileções ou favoritismos.

Modelos Hatch

Os hatches são os prediletos para quem deseja comprar um primeiro carro, por diversos motivos. Um deles é o traço esportivo que esse tipo de carro carrega, com uma aerodinâmica mais bem desenhada e que atrai principalmente os jovens. Outro motivo é pela praticidade, por serem um tanto "compactos", se tornando perfeitos para o ambiente urbano e de estradas. Lembrando que esses veículos têm um espaço interno um tanto limitado, ele é mais indicado para solteiros ou casais sem filhos.

Motores 1.0 se tornam significativos em carros hatches pelo tamanho e peso do carro, lhe oferecendo maior estabilidade e potência.

Modelos Sedan

Os conhecidos "carro de tiozão" oferecem uma base de mercado gigantesca hoje em dia. São luxuosos e com preços um tanto salgados, mas compensam em potência, segurança e principalmente preço de peças.

Sedans são excelentes carros para estrada, geralmente com motores 2.0 que alcançam grandes velocidades sem perder a estabilidade, o que os torna um grande aliado para pessoas que viajam com bastante frequência. O espaço interno não deixa a desejar e conforto é a sua marca. Carros sedans são os prediletos de médicos e não é por menos, o carro tem uma robustez tremenda para um design tão atual.

Apesar de tantas vantagens, esses motores podem dar problemas com o passar do tempo, sendo necessário uma retifica ou até mesmo troca completa do motor, devido ao peso do carro fazendo o motor se esforçar mais. Por isso, as montadoras vêm apostando em motores mais robustos como os V6 e em alguns mais esportivos motores V8, que tem a fama de serem "indestrutíveis".

Modelos Perua ou Wagon

Os tradicionais carros de família americanos, as wagon ou como são chamadas no Brasil, perua, são a escolha perfeita para pessoas que possuem filhos pequenos e não abrem mão do conforto de um SUV. Como o próprio nome já diz, uma perua chama bastante atenção, até mesmo as mais novas, pois possui um tamanho um tanto exagerado para melhor oferecer comodidade aos usuários.

Com preços razoavelmente baixos para o mercado nacional de carros, as peruas vêm ganhando espaço entre grandes SUVs e sedans, pois cada vez mais possuem um motor mais arrojado, permitindo um bom desempenho de um carro que foi feito para andar na cidade, e que está tomando as pistas do país. Com consumo moderado e peças baratas, de fato esse tipo de carro é perfeito para pessoas razoáveis, que não se importam muito com design e que gostam do gênero "familiar".

Modelos SUV

Os poderosos SUVs já foram considerados carros para poucos, com uma renda mais alta, mas hoje em dia se tornaram bastante populares, não apenas por seu visual bruto, luxuoso e potente, mas pelo fato de serem adornados por sua utilidade no dia a dia.

Com uma manutenção um tanto salgada e com alguns modelos fazendo 3 quilômetros por litro, os SUVs assustam os novos donos de carro, mas nem por isso eles deixam de ser um dos maiores nichos do mercado nacional. Os modelos asiáticos vêm chegando com motores mais fortes e híbridos, possibilitando uma nova visão desses robustos veículos que originalmente foram feitos para trabalhos pesados, agora são usados diariamente por famílias de todas as classes.

Luxo e potência definem os SUVs, além da chamada "presença de palco", onde esses carros passam e chamam atenção. São verdadeiras naves de 4 rodas. Com diversos modelos e alguns custom off road, cada modelo possui um traço único e quando somado ao turbo intercooler e tração integral 4x4 esses veículos se tornam imbatíveis no mercado nacional.

Modelos Picape

As picapes são as que mais suam no rank de carros, pois estão sempre em competição acirrada, devido ao nosso pequeno mercado desses veículos, que conta apenas com 6 médias mais vendidas. Foram feitas para o uso pesado, mas algumas delas são luxuosas por demais, o que as tornam verdadeiros diamantes brutos.

Com motores gigantescos a diesel, as picapes são tão potentes quanto os SUVs, mas com a grande carroceria, se torna um perigo em velocidades altas, tirando em modelos que têm uma estabilidade maior, como a Amarok.

São uma boa pedida para famílias com adolescentes e são bastante úteis quando o assunto é viagem, pois são confortáveis, fáceis de dirigir e oferecem um amplo espaço interno e externo para melhor adaptação dos passageiros.

Cada modelo de carro tem sua característica única e não podem ser comparados entre si, mas vale ressaltar que para o bom de uso do seu veículo, vale antes uma longa e detalhada pesquisa para não ficar na mão ou se decepcionar.

Acesse o site www.carrozero.org e confira mais notícias fresquinhas sobre o mundo automotivo.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Publicidade
Publicidade