PUBLICIDADE

Veja diferenças do ar condicionado automático para o manual

5 jun 2013 07h21
ver comentários
Publicidade

Aquele vai e vem no botão do ar condicionado incomoda? Se você vive isso no seu carro, é sinal que ele está equipado com o sistema manual. Talvez esteja na hora de passar para um modelo automático, no qual a temperatura interior permanece a mesma, independentemente das oscilações externas. Mas os dois sistemas têm a mesma qualidade do ar?

Sim. Em termos de trocas térmicas, o ar automático e o convencional são iguais. Os dois usam as mesmas peças, o mesmo sistema de refrigeração. Se estiverem com a manutenção em dia, a qualidade do ar será a mesma. A diferença toda está no ajuste da temperatura.

No manual há geralmente quatro controles de velocidade e uma graduação de mais ou menos frio. O motorista escolhe, com base só em suas sensações, qual deixa o ambiente mais agradável. O problema é quando o veículo muda muito, em deslocamentos, de áreas externas mais ou menos quentes, como dentro ou fora de um túnel, por exemplo. Ou situações de chuva e sol no mesmo dia.

Já no sistema automático o motorista escolhe uma temperatura. Se deixar em 23 graus, por exemplo, o ambiente interno ficará em 23 graus. “Sensores internos identificam a temperatura e fazem a troca de ar para deixar como o usuário quer. Não importa se o carro estiver no calor do Saara ou no frio do Alasca, a temperatura interna que ele escolheu será mantida”, explica Ernesto Miyazaki, proprietário da Arcon e integrante da Câmara de Ar Condicionado do Sindicado dos Mecânicos de São Paulo (Sindirepa).

Apesar de ter até 10 opções de velocidade do ventilador, isso não influenciará na temperatura interna nos carros com ar automático. A velocidade, neste caso, só acelera ou não a troca do ar interno. Ou seja, se você escolher 24 graus em um carro que está há bastante tempo no sol, a velocidade do ventilador só vai interferir no tempo que será necessário para o ambiente interno chegar aos 24 graus. Quanto mais forte for o vento, mais rápida a temperatura será atingida, mas depois permanecerá constante.

Mas não confunda. Há alguns modelos em que os botões do ar são digitais, porém, não se trata de um sistema automático. Se só o botão de escolha da velocidade é digital, não é possível escolher a temperatura interna.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade