0

Meu automóvel

Veja 5 dicas para limpar o interior do carro

23 ago 2013
07h14
atualizado às 07h14
  • separator
  • comentários

Com o dia a dia cada vez mais corrido, é normal o acúmulo de sujeira no interior dos carros. Alimentos, bebidas e crianças com doces e salgadinhos contribuem e tudo isso tende a ir se acumulando rapidamente. Se você não tem tempo nem para deixar o carro em uma lavagem, veja cinco dicas para fazer uma limpeza interna do automóvel com produtos simples.

1) Painel - Utilize um pano úmido e cuidadosamente limpe o pó que se acumula no painel de instrumentos do seu automóvel. É importante o pano não estar sujo. Nunca jogue água direto.

2) Tapetes - Caso o tapete do veículo seja de borracha, utilize uma mangueira para limpar. A pressão da água ajuda a retirar as impurezas impregnadas na borracha. Água e sabão são suficientes. Não use produtos abrasivos, com silicone, por exemplo. Em caso de tapete de carpete, utilize uma escova úmida para executar a limpeza. Cuidado com a secagem. Carpete necessita de mais tempo para secar.

3) Vidros – A limpeza dos vidros se divide em duas partes: interna e externa. Na interna, que deve ser feita uma vez por semana, a prioridade é retirar a gordura, vinda do suor e até da química dos tecidos. Existem diversos tipos de produtos no mercado para este fim. Já na área externa o foco é a impermeabilização. A água da chuva não deve ficar empoçada. Deve-se utilizar um pano limpo ou esponja e um limpa vidro, produto que pode ser encontrado em lojas especializadas.

4) Interior em geral – Compartimentos, porta-copos, volante e até o chão do carro devem ser limpos apenas usando um aspirador de pó ou pano. Os tradicionais “preteadores” à base de silicone não são recomendados.

5) Estofamento – Em estofado de tecido é necessário cuidado com a utilização de água. Por absorver rapidamente a água, ele a repassa para a espuma, dificultando a secagem. Recomenda-se a utilização de um pano úmido e detergente em caso de sujeira mais pesada ou um simples aspirador de pó. Já nos bancos de couro basta apenas um pano seco e macio, uma vez por semana. Os bancos revestidos com couro claro podem precisar de uma limpeza mais profunda, pois deixam a sujeira à mostra. Uma dica eficiente é passar um pano umedecido com água e sabão líquido neutro nos assentos e partes em couro claro. Depois, é só retirar o excesso com um pano seco. É recomendável fazer a hidratação dos bancos de couro uma vez por ano.

Fonte: Canarinho Press Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade