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Saiba por que é importante conhecer o conta-giros do carro

19 jun 2013 - 07h29
(atualizado às 07h29)
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O painel de instrumentos dos carros mostra diversos itens. Um deles pode ajudar o motorista a saber se ele dirige seu veículo da maneira correta, o conta-giros. Por ele, por exemplo, é possível saber se o consumo está além do necessário ou se a aceleração está correta.

O diretor do Sindirepa, o Sindicato dos Mecânicos de São Paulo, Antônio Gaspar de Oliveira, explica que o conta-giros mostra em tempo real qual a velocidade de rotação do motor, as Rotações por Minuto (RPM). “Todo veículo têm uma condição ideal para trabalhar, seja em marcha lenta, em velocidades médias ou altas”, comenta Oliveira. Qualquer desvio é mostrado no conta-giros, que costuma ter as cores verde, amarelo e vermelho.

O verde significa que está tudo ok, e que a rotação usada naquele momento é a correta. O amarelo já está fora do ideal, e o vermelho indica que algo está errado. É bom observar que nem todos os carros possuem esse instrumento, e em alguns casos eles não são coloridos. “Se o motor trabalhar em uma faixa fora, acima ou abaixo, pode estar consumindo mais combustível, ou o motorista está conduzindo de forma não adequada o veículo”, diz. Quando o conta-giros atinge a marca vermelha, significa que a forma de conduzir está completamente errada e o motor começa a cortar a aceleração para não ser danificado ou fundir.

As faixas de rotação ideal dependem de cada veículo. Para saber quais as ideais para o seu carro, basta olhar o manual do proprietário. “Ele orienta em qual velocidade devem ser feitas as trocas de marcha”, lembra. De acordo com Oliveira, a maioria dos motores tem na faixa entre 4 mil e 5 mil rotações o ideal para o seu funcionamento.

Diferentemente do que muitos pensam, não é apenas em velocidades altas que se gasta mais combustível ou se força o motor. O conta-giros pode estar no amarelo ou no vermelho mesmo se a velocidade e estiver baixa, caso a marcha esteja errada. “A gente vê muitos veículos na quinta marcha, a 40 km/h. Isso é totalmente errado”, comenta.

Mas o contrário também vale, pois caso se acelere demais em marchas mais baixas, pode-se forçar o motor da mesma forma. “Quando você ouve aqueles estouros em motos, significa que o motor está cortando para não estourar”. Mas uma coisa que não se pode confiar, segundo Oliveira, é no ouvido. Como muitos veículos não emitem sons, ou os abafam o máximo que podem, nem sempre se tem como saber se o motor está pedindo para que se troque as marchas. Por isso, ele volta a insistir na leitura do manual. “O carro é um equipamento, e como qualquer equipamento, você tem que saber a melhor forma de usá-lo”, lembra.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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