0

Saiba o que deve ser revisado na elétrica do carro

25 jul 2013
07h16
  • separator
  • comentários

A parte elétrica do seu veículo é muito delicada. Cuidando do sistema, você não corre o risco de parar no trânsito. É necessária atenção a diversos componentes para que não ocorra nenhum tipo de pane que resulte em prejuízo ou multa. Listamos cinco itens que devem ser revisados periodicamente para evitar problemas.

Bateria - Principal componente do sistema elétrico do seu carro, a bateria alimenta todo o conjunto. A vida média da bateria é de até quatro anos na melhor das circunstâncias. Uma vez por ano, porém, leve seu carro a uma oficina especializada para a verificação da bateria. Lá serão executados testes que confirmam se a bateria necessita ou não de troca.

Alternador - O alternador é fundamental para o sistema elétrico, pois sem ele seu carro dependeria somente da energia acumulada na bateria, o que duraria. Por isso, sempre que encontrar alguma anormalidade como dificuldades na partida do motor, variação na iluminação das lâmpadas de farol, luz de bateria no painel acesa, procure rapidamente a sua oficina mecânica para que se verifique o funcionamento do alternador.

Iluminação - O sistema de iluminação do carro é muito importante para sua segurança. Verificar as lâmpadas dos faróis e das lanternas é extremamente necessário para evitar acidentes. “A duração das lâmpadas seguem uma normal internacional e devem durar, no caso de lâmpadas mais simples, no mínimo, 700 horas. Esse número é lei e deve ser cumprido por todas as empresas que oferecem estes produtos. A Philips recomenda nos seus produtos que a troca seja feita durante o período de dois anos. Independente do funcionamento da lâmpada recomenda-se a troca por motivos de segurança, para que o motorista não sofra com um problema durante uma viagem à noite, por exemplo”, explica Juliana Gubel, gerente de marketing da Philips.

Sinalização - As luzes de posição e as setas também devem ser verificadas para evitar colisões. Por serem luzes mais utilizadas, é recomendável a troca anual. Devemos lembrar que não se deve esperar a lâmpada queimar para efetuar a troca. Ela deve ser feita com a lâmpada ainda funcionando, para evitar o risco de queima durante uma situação onde ela é necessária.

Periféricos - Vidros e travas elétricas são funções que servem mais para o seu conforto, mas que merecem atenção. Leve seu carro ao mecânico uma vez por ano para executar a revisão desses componentes, afinal, ninguém quer tomar um banho de chuva dentro do carro, pois o vidro elétrico não quer fechar. É preciso atenção com a instalação de alarme e sistema de som que não vieram de fábrica. A instalação de forma incorreta pode sobrecarregar a bateria, diminuindo sua vida útil e podendo fazer com que ela pare de funcionar em qualquer situação.

Fique atento aos avisos no painel do carro. As luzes podem indicar se seu carro tem algum problema. Nos carros mais modernos, fique atento ao computador de bordo do seu veículo.  Algumas montadoras colocam avisos pré-determinados por tempo ou quilometragem para lembrar de executar diversos tipos de revisões. 

Fonte: Canarinho Press Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade