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Defeito no catalisador afeta meio ambiente e seu bolso

30 mai 2013 - 07h35
(atualizado às 07h35)
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A função primeira do catalisador é evitar a emissão de gases tóxicos à atmosfera. Por esse motivo ele foi implantado. Poucos motoristas sabem, mas a peça interfere no consumo de combustível caso esteja estragada ou, ainda, seja retirada.

Instalado entre a saída do motor (o coletor) e o silenciador intermediário do sistema de escapamento, o catalisador tem a função de transformar os gases tóxicos expelidos após a queima do combustível em compostos não prejudiciais. Basicamente, ele transforma Monóxido de carbono (CO), Dióxido de enxofre (SO2), Óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos em água, gás carbônico e hidrogênio. Por isso, está presente em todos os carros novos.

A peça nova de fábrica dura cerca de 80 mil quilômetros se não tiver nenhuma avaria. Porém, caso seja danificada pelo tempo de uso ou por algum acidente, deve ser trocada imediatamente. Além de evitar que os gases tóxicos cheguem ao meio ambiente, o catalisador influencia no sistema de contra-pressão do escapamento. Se for retirado ou estiver deficiente, vai interferir no rendimento do veículo.

“Sem o catalisador, há alteração nas taxas de contra-pressão. A sonda lambda (sensor do oxigênio que entra para o motor) pode fazer uma leitura errada e alterar o funcionamento do veículo. Isso certamente mudará o funcionamento do motor e aumentará consumo de combustível”,  diz Valdecir Rebelatto, gerente de engenharia da Mastra Escapamentos e Catalisadores.

A estimativa é de que o veículo passe a consumir 20% a mais de combustível graças ao defeito no catalisador. Então, se a peça estragou nada de retirá-la ou rodar com o defeito. Até porque a economia de dinheiro será apenas momentânea. Entre 12 e 15 meses, diz Rebelatto, a diferença gasta a mais em combustível seria suficiente para pagar o catalisador novo, que em carros populares custa em média de R$ 300.

O catalisador tem uma parte interna de cerâmica. Quando ela se solta, é normal o motorista ouvir um barulho forte, como se fosse um ferro batendo contra o outro. Às vezes esse componente interno corre para outras partes do sistema de escapamento e é necessário retirá-lo. É errado, no entanto, deixar o catalisador oco porque o mesmo perde sua função. Quando isso acontecer, é preciso trocar a peça inteira, mesmo que por fora pareça estar boa.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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