5 eventos ao vivo

Carro gasta o mesmo com tanque cheio ou vazio; entenda

17 dez 2013
07h13
  • separator
  • 0
  • comentários

Você já deve ter ouvido falar (ou teve a sensação) de que o carro gasta mais combustível quando está com o tanque abaixo do meio. Mas será que isso tem sentido? Quem responde é o professor de engenharia do Centro Universitário da FEI, Ricardo Bock.

“A sensação de que a gasolina é mais consumida da metade do tanque para baixo é apenas uma impressão. Primeiro porque o tanque de gasolina não é uniforme. E  segundo porque a relação entre o mostrador do consumo de gasolina e o tanque não é completamente exata”.

Ou seja, em alguns carros, quando o ponteiro marca meio tanque na verdade está com menos da metade. Por isso, o motorista tem a sensação do que na primeira metade e o veículo gasta mais. 

O especialista também acrescentou: “É apenas um mito que os carros atuais apresentem diferença no consumo de combustível. O sistema de injeção desses carros é bem mais apurado do que há algum tempo atrás. Além disso, a injeção eletrônica calcula a quantidade necessária de combustível para suprir a necessidade da aceleração”.

Portanto, os veículos hoje fazem a mesma média de consumo com o tanque cheio ou próximo da reserva.

Bock também salientou, porém, a interferência que o clima tem em relação ao consumo. Ele afirmou que dependendo da umidade e da densidade do ar, pode sim ocorrer uma pequena variação do gasto de combustível.

Fonte: Canarinho Press Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade