PUBLICIDADE

"Branco é pureza": campanha publicitária gera indignação

4 abr 2017 - 10h33
(atualizado às 13h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Marca de cosméticos promove desodorante com slogan controverso e desencadeia avalanche de críticas nas redes sociais. Acusada de racismo, empresa deleta anúncio e pede desculpas.

Com a mensagem publicitária "White is purity" ("Branco é pureza", em tradução livre) a marca de cosméticos Nivea visava promover um desodorante aerosol, mas acabou desencadeando uma onda de indignação nas redes sociais. As acusações de racismo foram tantas que a multinacional alemã decidiu retirar a campanha de circulação.

O anúncio trazia a imagem de uma mulher de costas com o título "White is purity". Ele foi postado na página oficial da empresa no Facebook. O post - já deletado - veio com o texto "Keep it clean, keep it bright. Don't let anything ruin it" ("Mantenha limpo, mantenha brilhante. Não deixe nada estragar isso", em tradução livre). A publicação era dirigida ao público do Oriente Médio - a empresa tem quase 20 milhões de fãs no Facebook mundo afora.

Nivea, uma marca do conglomerado alemão Beiersdorf AG, retirou o anúncio e pediu desculpas depois de muitos usuários terem se queixado nas redes sociais sobre um cunho racista da mensagem publicitária.

Marca de cosméticos Nivea retira do ar anúncio de desodorante, após shitstorm nas redes sociais
Marca de cosméticos Nivea retira do ar anúncio de desodorante, após shitstorm nas redes sociais
Foto: Deutsche Welle

Os executivos de marketing da Nivea queriam anunciar com o slogan um desodorante "invisível", que não deixa marcas nas roupas. No entanto, muitas pessoas associaram o slogan com racismo, em vez de axilas limpas.

"Pedimos sinceras desculpas a qualquer pessoa que possa ter se ofendido com este post específico. Depois de percebermos que a mensagem é confusa, ela foi retirada imediatamente", disse um porta-voz da Nivea. "Diversidade e igualdade de oportunidade são valores cruciais da Nivea. Valorizamos a diferença: a discriminação direta ou indireta deve ser rejeitada em todas as decisões e em todas as áreas de nossas atividades."

Em contrapartida, o anúncio publicitário foi enaltecido e compartilhado por simpatizantes do movimento direita alternativa ("alt-right", em inglês) - ideologia de direita que se apresenta como alternativa ao conservadorismo americano - e extremistas de direta.

Veja também

Campanha publicitária da Yves Saint Laurent gera polêmica:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade