PUBLICIDADE

Volkswagen ultrapassa Toyota e lidera mercado automotivo

Pela primeira vez, fabricante alemã chega ao topo do ranking de venda, superando a gigante japonesa – líder de mercado nos últimos três anos

28 jul 2015 - 16h11
(atualizado às 17h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Marca alemã se tornou líder de vendas no primeiro semestre deste ano
Marca alemã se tornou líder de vendas no primeiro semestre deste ano
Foto: Volkswagen / Divulgação

O Grupo Volkswagen (VW) superou a Toyota como maior fabricante de automóveis do mundo em termos de vendas na primeira metade de 2015, segundo dados divulgados pela empresa japonesa nesta terça-feira (28/07). Esta é a primeira vez que uma montadora alemã chega ao topo do ranking.

Siga o Terra Notícias no Twitter

A Toyota comercializou 5,02 milhões de carros entre janeiro e junho deste ano, o que representa uma queda de 1,5% na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Segundo a empresa, a baixa foi impulsionada em parte por uma desaceleração nos mercados emergentes. As vendas da Toyota cresceram nos Estados Unidos, no México e na China, mas caíram no Japão, onde houve aumento no imposto sobre veículos pequenos.

Já a Volkswagen conseguiu vender 5,04 milhões de veículos no primeiro semestre, segundo comunicado divulgado no último dia 17 de julho. Será um grande desafio para a montadora alemã se manter no topo, já que as vendas foram robustas na Europa e na América do Norte, mas sofreram queda de 0,5% no mercado chinês, destino de um terço da produção global da VW.

"A dependência dos negócios com a China é um ponto fraco da VW, e manejar um mercado tão grande gera problemas, inevitavelmente", avalia Stefan Bratzel, chefe do Centro de Gerenciamento Automotivo, instituto independente baseado na Alemanha.

A fabricante de modelos consagrados como o Golf vendeu 10,14 milhões de veículos em 2014. O Grupo VW, que também inclui marcas como Audi e Porsche, tem impulsionado a escala de vendas e o número de fábricas nos últimos oito anos, sob o comando do presidente-executivo Martin Winterkorn.

A montadora americana General Motors (GM), que ficou no topo das vendas por sete décadas, antes de ser ultrapassada pela Toyota, em 2008, terminou o primeiro semestre deste ano em terceiro lugar. A GM vendeu 4,86 milhões de veículos, 1,2% a menos do que no mesmo período de 2014.

A GM tinha retomado o posto de liderança das vendas em 2011, quando a Toyota enfrentou problemas devido ao tsunami no nordeste do Japão, mas foi ultrapassada novamente pela fabricante japonesa no ano seguinte.

Testamos o carro chinês com motor 100% elétrico! Veja como foi:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade