2 eventos ao vivo

Após quase falir, loja inova, dá consultoria e ganha prêmio

Comércio de roupas do interior gaúcho deu guinada na gestão e, depois de quase fechar, recuperou-se e foi reconhecida em premiação nacional

7 mai 2015
07h00
atualizado em 23/6/2015 às 16h43
  • separator
  • comentários

Algumas vezes, uma dificuldade pode se tornar oportunidade para crescer, desde que encarada da maneira certa. É o que mostra o exemplo da loja de roupas Paty’s, no município de Cruzeiro do Sul, no centro-leste do Rio Grande do Sul. A empresa teve de criar formas de atrair clientes para evitar a falência, e foram justamente essas medidas que a levaram a ganhar a edição 2015 do prêmio MPE Brasil, promovido pelo Sebrae, pelo Movimento Brasil Competitivo e pelo Grupo Gerdau.

Blog: Fluxo de caixa – o que é e para que serve?

Sócia proprietária e gestora da Loja Paty’s, Tatiani Herrmann conta que o negócio familiar criado pela sua mãe em 1993 tinha tudo para dar errado. “O acesso era por estradas de terras, tinha apenas uns 60 moradores na região, e o local não contava nem com linha telefônica.”

Tatiani desistiu da ideia de cursar nutrição para ajudar na loja da família
Tatiani desistiu da ideia de cursar nutrição para ajudar na loja da família
Foto: Divulgação

O negócio sobreviveu, aos trancos e barrancos. Na virada do século 20 para o 21, as dificuldades aumentaram, a ponto de colocarem em risco a continuidade do empreendimento. Na época, Tatiani planejava fazer faculdade de nutrição. Desistiu. “Achei que era mais importante ajudar a empresa a sobreviver e crescer. Passei a fazer uma série de cursos nas áreas de gestão, buscando aplicar os princípios que aprendia.”

A mãe e a irmã mais velha seguiram o exemplo e também se capacitaram. “Uma das nossas maiores dificuldades era o lado familiar estar misturado com o profissional. Iniciamos um processo de cultura da qualidade e estabelecemos que todos deveriam receber salário. Levou quatro anos, mas as mudanças surtiram efeito”, diz Tatiani.

Depois de se capacitar na área, ela revolucionou o negócio da família
Depois de se capacitar na área, ela revolucionou o negócio da família
Foto: Divulgação

Aprendendo com as dificuldades
A etapa seguinte foi montar uma nova unidade. Desta vez, no entanto, foi feita uma pesquisa de mercado para encontrar a melhor localização e entender as necessidades do público. “Descobrimos que as pessoas não queriam apenas comprar roupas. Elas também necessitavam de uma orientação melhor sobre moda. Saber qual peça escolher de acordo com seu tipo físico, a ocasião.”

Assim, em 2010 nascia a Loja Paty’s de Santa Clara do Sul, município vizinho a Cruzeiro do Sul. Lá se vendem roupas, sim, mas também se oferece um serviço até então inexistente na região: consultoria de moda e imagem. “Todas as nossas vendedoras passam por capacitações frequentes sobre esse tema, e estão preparadas para dar orientações”, afirma a gestora.

Capacidade de reagir às dificuldades com estratégia certeira levaram empresa a ganhar prêmio do Sebrae
Capacidade de reagir às dificuldades com estratégia certeira levaram empresa a ganhar prêmio do Sebrae
Foto: Divulgação

A empresa começou a conceder benefícios para se diferenciar das concorrentes. Conta com cartão fidelidade que gera bônus a cada compra, e no mês no aniversário o cliente pode retirar um presente de acordo com os gastos que acumulou. Além disso, a loja promove eventos, shows, palestras sobre tendências da moda, distribui brindes para os consumidores e faz ajustes gratuitos de roupas compradas no local.

“Quando abrimos as portas, muitas pessoas nos elogiavam falando que era como ter uma loja da capital próxima a eles. Mas isto só foi possível porque tivemos que aprender com as dificuldades que enfrentamos com a primeira unidade, que funcionou como um laboratório. Essa experiência nos permitiu crescer e buscar novas formas de chamar a atenção dos clientes”, resume Tatiani.

Fonte: PrimaPagina

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade