PUBLICIDADE

Empresa lucra reciclando 49 mi de litros de água por ano

Supply Services trata recurso natural para ser reutilizado em postos de gasolina e pequenas indústrias

17 nov 2014 08h01
ver comentários
Publicidade
Localizada em Itapiraí, interior de São Paulo, Supply Service recicla água usada em postos de gasolina e em indústrias
Localizada em Itapiraí, interior de São Paulo, Supply Service recicla água usada em postos de gasolina e em indústrias
Foto: Divulgação

Enquanto muitos negócios tentam encontrar um meio de reduzir as perdas por conta da falta de chuvas no estado de São Paulo, outros fazem dinheiro justamente com a preservação da água. É o caso da Supply Service, especializada na reciclagem do recurso natural usado em postos de gasolina e em processos industriais.

Criada em 1992, a empresa, cuja matriz fica na cidade de Tapiraí (SP), localizada há 60 km de Sorocaba, tratou cerca de 49 milhões de litros de água somente no ano passado. Gabriela Oppermann, diretora comercial da Supply Service, explica que os postos de gasolina, quando trocam o tipo de combustível armazenado em seus reservatórios, precisam fazer uma lavagem no local.

Publicitária cria empresa para resgatar uso de joia nas ruas

Febre de aplicativo para táxi chega aos serviços de motoboy

‘Magnata das flores’ fatura R$ 26 milhões com vendas online

“A água usada neste processo fica contaminada, e é aí que nós entramos. Mandamos um caminhão para recolher esta água, mandamos para nossa fábrica, tratamos e repassamos para as estações de tratamento industrial. Ela não é própria para consumo humano, mas pode ser usada para novas lavagens nos reservatórios dos postos, em jardins, hidrantes ou na lavagem das ruas depois de uma feira, por exemplo”, afirma.

Outro trabalho realizado pela empresa nos postos é a limpeza da caixa separadora de água e óleo. Como toda água usada dentro dos postos, seja na lavagem dos carros ou mesmo das dependências do local, sempre fica contaminada por derivados de petróleo, ela não pode ir para o esgoto. Por isso, os postos contam com uma caixa de contenção, para onde é escoada esta água.

“A caixa, no entanto, tem uma certa vida útil. Depois deste tempo, precisa passar por uma manutenção. Nós fazemos esta limpeza, puxamos a água do fundo, que está cheia de terra e óleo, e levamos para nossas fábricas para realizar o tratamento”, acrescenta.

Finalmente, a Supply Service também realiza o tratamento da água usada em processos industriais, como na usinagem de peças automotivas. Neste caso, a empresa faz a separação e o tratamento da água para reúso. Já o óleo pode ser reciclado, enquanto os demais resíduos são encaminhados para a indústria cimenteira.

“Apesar do aumento da importância da reciclagem da água por conta da falta de chuvas, nos últimos meses tivemos uma redução de 20% na demanda. Mas isto é reflexo da queda da própria produção das indústrias. Elas estão fabricando menos para reduzir o consumo de água, então temos menos trabalho”, diz.

Fonte: PrimaPagina
Publicidade
Publicidade