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Costa do Descobrimento, na Bahia, quer virar vitrine na Copa

Região vai hospedar seleções da Alemanha e da Suíça, e grupo de trabalho quer aproveitar para divulgar as atrações turísticas do local

21 abr 2014 - 08h01
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Grupo de trabalho formado por empresários e poder público prepara ações para a Copa, quando o sul da Bahia vai ser a casa de duas seleções. O objetivo é aproveitar o evento para mostrar a Costa do Descobrimento
Grupo de trabalho formado por empresários e poder público prepara ações para a Copa, quando o sul da Bahia vai ser a casa de duas seleções. O objetivo é aproveitar o evento para mostrar a Costa do Descobrimento
Foto: Vinicius Tupinamba/Shutterstock

A chamada Costa do Descobrimento, no sul da Bahia, não vai sediar jogo algum da Copa do Mundo. Ainda assim, os empresários da região esperam ansiosamente pelo Mundial, pois duas seleções vão se hospedar por lá: a Suíça ficará em Porto Seguro e a Alemanha, em Santo André, distrito do município de Santa Cruz Cabrália.

O objetivo é receber bem durante a Copa para garantir mais turistas no futuro. Para alinhar as ações, foi criado um grupo de trabalho composto de empresários, poder público, sindicatos, organizações não governamentais e associações. Eles se reúnem semanalmente para planejar como aproveitar ao máximo a atenção que a região vai receber com a presença das duas seleções. “Nós queremos que as pessoas voltem para cá depois do período da Copa”, afirma Daniel da Silva, proprietário da Detour Turismo, um dos membros do grupo e trabalho.

O grupo existe há cerca de três anos, mas ganhou força mesmo quando germânicos e suíços anunciaram suas escolhas. “Ele foi criado num momento em que se fez um planejamento estratégico para a Costa do Descobrimento, mas passou a ser efetivo mesmo há uns dois meses”, diz Alex Brito, gerente da unidade regional do Sebrae, que tem participado principalmente do núcleo de turismo e hotelaria. Há também os núcleos de segurança, saúde, mobilidade urbana, comunicação e marketing, infraestrutura, cultura, voluntariado e qualificação profissional.

Este último grupo temático, por exemplo, constatou que havia problemas na capacitação de funcionários de restaurantes, pousadas e hotéis, principalmente em relação à língua. “Estamos oferecendo cursos de inglês mais direcionados para quem atende o público de maneira rápida, como garçons e taxistas”, afirma Maria Cristina Gonçalves, proprietária de uma unidade da escola de idiomas Fisk.

Brito ressalta que um dos motivos para a preparação minuciosa é a geração de mídia espontânea por jornalistas de várias partes do mundo que vão acompanhar as duas seleções. “A Costa do Descobrimento já é bem conhecida, mas há a chance de apresentá-la em detalhes tanto para a mídia quanto para os turistas”, diz o gerente regional do Sebrae.

O grupo de trabalho está juntando partes da sociedade que antes atuavam separadamente. “O setor de turismo, por exemplo, criou diálogos com as áreas de segurança e saúde, que agora ouvem nossas demandas e sugestões”, explica Silva. Maria Cristina, por sua vez, relata já ver “mudanças em áreas como a infraestrutura e a segurança da cidade”.

Até por isso, espera-se que os resultados do grupo de trabalho se estendam para além da Copa. Brito ressalta a importância do grupo coeso: “Existe uma convergência de esforços para que tudo dê certo e que extrapola a questão empresarial, olhando também para as necessidades básicas da cidade”. Silva conta, por exemplo, que há uma reivindicação para que sejam criadas ligações aéreas diretas para Portos Seguro, cujo aeroporto tem estrutura para receber voos internacionais. “Já não dá para acertar isso para a Copa, mas a intenção é conseguir isso depois do Mundial”, afirma.

Fonte: PrimaPagina
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