PUBLICIDADE

Venda de smartphones deve crescer no Natal, diz IDC

19 nov 2012 - 11h07
Compartilhar

O mercado de

De acordo com estimativa da IDC Brasil, neste ano o segmento de smartphones deve atingir 82% de crescimento nas vendas, comparado a 2011
De acordo com estimativa da IDC Brasil, neste ano o segmento de smartphones deve atingir 82% de crescimento nas vendas, comparado a 2011
Foto: Dreamstime / Terra
smartphones

é o que mais vem crescendo entre as vendas dos aparelhos celulares no geral. De acordo com estimativa da IDC Brasil, neste ano o segmento deve atingir 82% de expansão nas vendas, comparado a 2011. Segundo Bruno Freitas, supervisor de pesquisas da IDC, 30% das transações serão consolidadas no quarto trimestre do ano, graças ao incentivo de consumo dado pelo Natal.

O mercado de celulares como um todo deve crescer pouco neste ano, segundo Bruno: menos de 1%. O analista da IDC relaciona o dado com o fato de o mercado de celulares tradicionais, sem sistema operacional - os chamados features phones -, estar em queda. De acordo com as estimativas da IDC, no segundo semestre deste ano o segmento de celulares tradicionais deve ter uma queda de 14% nas vendas, em relação ao mesmo período de 2011. Já os smartphones devem ter um avanço de 85% nas vendas do segundo semestre de 2012, em comparação com os últimos seis meses de 2011.

Para o Bruno, a explicação para o fenômeno é a troca das tecnologias. "Os smartphones devem ser um dos dispositivos mais vendidos no quarto trimestre deste ano, principalmente no Natal, justamente por contra da troca das tecnologias. As pessoas estão substituindo os feature phones pelos smartphones."

Fernanda Della Rosa, assessora econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), também afirma que o mercado, principalmente o de smartphones, deve crescer e registrar boas vendas durante o Natal. "A classe C, que teve um grande crescimento, e foi um público forte para o mercado de celulares tradicionais, está em processo de troca desses aparelhos pelo mais tecnológicos, os smartphones."

Aplicativos

O mercado de aplicativos, um dos mais visados pelas startups, também apresenta dados promissores e possíveis oportunidades para as pequenas e médias empresas (PMEs).

Segundo Bruno Freitas, uma pesquisa mundial da IDC revelou que, em 2011, o segmento faturou US$ 7 bilhões. No total, foram realizados 30 bilhões de downloads de aplicativos em todo o mundo. Para este ano, a IDC estima que este mercado deve faturar US$ 15 bilhões e o número de download de aplicativos chega a 73 bilhões.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
TAGS
Publicidade