PUBLICIDADE

Veja dicas para fazer compras na Black Friday

Além dos descontos, consumidor deve ficar atento a prazos de entrega, confiabilidade do site e, se possível, evitar horários de pico do evento

26 nov 2014 - 15h20
(atualizado em 1/12/2014 às 09h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Entusiasmado com os descontos, o consumidor pode acabar fazendo compras desnecessárias ou que venha a se arrepender na Black Friday. A quinta edição do evento no Brasil acontece nesta sexta-feira e deve movimentar mais de R$ 700 milhões em compras online, de acordo com Pedro Eugênio, fundador do site Busca Descontos, responsável por trazer Black Friday ao País em 2010.

O site Buscapé oferece uma gama de serviços ao cliente para ajuda-lo a encontrar produtos com os melhores descontos. Entre eles, estão vídeos e reviews com diversas dicas, além do plugin Buscapé na Hora e do Selo Black Friday
O site Buscapé oferece uma gama de serviços ao cliente para ajuda-lo a encontrar produtos com os melhores descontos. Entre eles, estão vídeos e reviews com diversas dicas, além do plugin Buscapé na Hora e do Selo Black Friday
Foto: Buscapé Company / Reprodução

De acordo com ele, o consumidor deve evitar se levar pelo impulso diante dos descontos e ficar de olho para não fazer más escolhas. Veja dicas para fazer boas compras nesta Black Friday:

Lojas conhecidas

Eugênio aconselha que o consumidor faça suas compras em sites os quais já está acostumado. Uma boa experiência não deve ser menosprezada. Além disso, é sempre bom desconfiar de lojas que não conhece.

Nem tudo está em promoção

É comum o consumidor achar que todos os produtos estão em promoção no dia da Black Friday. Mas não é bem assim. As lojas devem apontar quais são os itens que fazem parte da liquidação. A orientação do Busca Descontos é que os sites indiquem com tags ou criem um próprio hotsite para as promoções do dia.

Prazo de entrega

Em dia de Black Friday, não é raro um e-commerce receber 15 vezes mais pedidos do que em um dia comum. Por isso, é normal as lojas estenderem os prazos de entrega. “O consumidor precisa entender essa questão logística e ver se o prazo atende a seus interesses”, diz Eugênio.

Descontos especiais

Além dos tradicionais descontos, as lojas costumam oferecer promoções conforme a modalidade de pagamento. Geralmente, pagamentos em boleto bancário têm um desconto maior do que em parcelas.

Horário de pico

A Black Friday tem três horários de pico: à 0h de sexta-feira, às 12h e às 18h. “Os horários refletem a ansiedade do consumidor, o horário de almoço no trabalho e as pessoas chegando em casa [respectivamente]”, explica Eugênio. Quem puder acessar os sites em outros horários pode efetuar as compras com mais tranquilidade, em função do menor tráfego de dados.

Devolução de produtos

Assim como em qualquer outra data, as lojas têm de obedecer ao Código de Defesa do Consumidor na Black Friday, o que permite que o consumidor desista de uma compra em até sete dias.

Onde encontrar as lojas

O consumidor que quiser correr menos riscos de cair numa fraude pode acompanhar os sites que participam do evento e suas respectivas promoções no site da Black Friday no Brasil. Organizado pelo Busca Descontos, os itens com desconto devem ser indicados na página a partir das 0h de sexta-feira.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade