PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Veja dicas para economizar dinheiro em viagens ao exterior

28 jun 2012 - 08h39
Compartilhar

Quando, além de se divertir, o turista pretende também economizar dinheiro em sua viagem, os cuidados precisam ser iniciados antes mesmo das malas serem arrumadas. É essencial que o viajante faça um planejamento de acordo com o roteiro, passeios, tempo de duração da viagem e, o mais importante, a quantia disponível de dinheiro.

Há diferenças entre viajar na baixa e na alta temporada
Há diferenças entre viajar na baixa e na alta temporada
Foto: Dmitriy Aseev / Terra

Dohglas Ritta, consultor de viagens da Tari Tour, de Curitiba, avalia que se o turista fizer uma lista que estime quanto será necessário na viagem, fica mais fácil controlar os gastos. "Isso ajuda porque não deixa de ser uma forma de se educar financeiramente e evita que o turista extrapole seus gastos", fala. Ritta também recomenda que as pesquisas orçamentárias sejam feitas antes do embarque. "É necessário se atentar desde o local escolhido para sua alimentação até onde irá se hospedar", comenta.

O professor de finanças, Julio Cezar da Silva, de Florianópolis, explica que quem não quer gastar muito dinheiro em uma viagem, precisa dar ao planejamento a devida atenção. "Quando não há gastos estabelecidos antes do embarque, o turista pode ter que enfrentar situações em que deixa de comprar algo que ele realmente queira por falta de dinheiro", diz. Ele ensina que um bom planejamento financeiro leva em conta 70% do valor total disponível. "Se você tem R$ 10 mil para gastar na viagem, considere R$ 7 mil. Desta forma, se acontecer algum imprevisto você não será pego de surpresa", exemplifica Silva.

O professor de finanças afirma que planejamento e prioridade de gastos são o que norteiam a viagem. Ele salienta que gastos extras podem surgir e a pessoa precisa estar ciente de que, aprecendo ou não, há outras coisas para serem pagas. "Se o turista não se precaver, seu dinheiro vai acabar e ele não terá como pagar a diária do hotel", afirma Silva.

Flávia Goulart, agente de viagens da agência Master, do Rio de Janeiro, avalia que planejar gastos é sempre válido, não apenas com viagens. "A gente sempre economiza quando há um planejamento", diz. Ela comenta que se o turista for para o aeroporto ciente de quais serão os passeios a serem feitos, quanto será gasto em cada um deles e qual será o valor destinado à hospedagem e alimentação, fica mais focado e ciente de suas finanças.

A agente ressalta que, em uma viagem, é grande a probabilidade de surgir a vontade de gastar além do estipulado no planejamento inicial. Seu conselho, então, é que o turista faça também uma previsão de possíveis eventualidades. "O planejamento tem que ser fiel à disposição que o viajante tem de gastar. Se a viagem inclui compras, isso precisa constar no planejamento", recomenda Flávia.

Apesar de amplamente defendido, o planejamento perde a sua validade caso deixe de ser seguido. "Não adianta a pessoa listar o que quer comprar e quanto quer gastar, e entre uma atração e outra ficar comprando compulsivamente", afirma o professor de finanças, Julio Cezar da Silva. "Se isso acontece, quando a pessoa menos esperar o limite do cartão de crédito vai ter estourado, o dinheiro vai ter acabado e as prioridades, traçadas anteriormente, não vão ser concretizadas", complementa.

Karolyne Pofoli, da agência capixaba Saturno Turismo, avalia que é necessário que o turista trace uma programação de acordo com o seu bolso. "Existem diferenças monetárias entre viajar na baixa e na alta temporada", exemplifica.

Uma última dica para quem vai viajar e pretende economizar: não saque dinheiro do cartão de crédito. "Isso acarreta em pagamentos altíssimos de juros", revela Flávia Goulart. "Você nunca sabe quanto está gastando com cartão, já que o valor que será cobrado só é definido no dia do fechamento de sua fatura. Se a moeda se valorizar bastante nesse período, você pode acabar pagando muito mais do que previa", complementa.

Ógui

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade