PUBLICIDADE

Veja cinco dicas práticas para economizar energia

9 out 2012 - 08h27
(atualizado às 08h32)
Compartilhar

No inverno, o consumo de energia aumenta, em média, 6%. Os principais vilões desta estatística são o chuveiro, a torneira elétrica e os aparelhos que geram calor como o aquecedor de ar e o secador de cabelo.

Utilize máquinas de lavar roupa e louça com a capacidade máxima para poupar água e energia
Utilize máquinas de lavar roupa e louça com a capacidade máxima para poupar água e energia
Foto: Getty Images

Segundo a CPFL Energia, para compensar o uso intensivo desses aparelhos durante esta época do ano é possível adotar novos hábitos que podem significar uma conta menor no final do mês.

"Na residência, o principal gastador de energia é o chuveiro elétrico, que é responsável por 25% a 30% do consumo total no mês. Por isso, enquanto o inverno não acabar, a dica é tomar banhos curtos, de no máximo 10 minutos", explica Fernando Bacellar, coordenador de usos finais da AES Eletropaulo.

Todos os eletrodomésticos que usam energia para gerar calor, como é o caso de secadoras de roupa, secadores de cabelo e chuveiro, têm potência maior e, por isso, consomem mais eletricidade.

Se o uso do aquecedor for imprescindível, por exemplo, a orientação é aumentar a eficiência do equipamento sem desperdícios. Neste caso, se a intenção for aquecer apenas um ambiente, o ideal é deixá-lo de portas fechadas para que o calor não dissipe para os demais cômodos.

Outra fonte de gasto de energia no inverno é a iluminação, já que nesta estação do ano o pôr do sol é mais cedo e a necessidade de luz artificial aumenta. Para evitar desperdícios, existem soluções simples, sem gastos, e outras que requerem algum investimento.

A principal dica, segundo Bacellar, é aproveitar ao máximo a luz natural do dia, deixando as cortinas, janelas e persianas abertas. Durante a noite, sempre que sair de um ambiente, é importante lembrar de apagar a luz. Outras formas de economizar é utilizar cores claras nas paredes do imóvel, já que as escuras exigem lâmpadas mais fortes que consomem mais energia, além de substituir as lâmpadas do ambiente por outras de maior eficiência, como as fluorescentes.

"Para quem está disposto a gastar um pouco mais, existem as lâmpadas de LED", que são a última tecnologia no assunto e o preço já está ficando mais acessível. Além disso, esse tipo de iluminação tem mais eficiência que as lâmpadas fluorescentes.

Um estudo das empresas Osram e da Siemens lançado recentemente na Alemanha provou que uma lâmpada LED usa menos energia do que 2,5 lâmpadas fluorescentes.

Confira cinco dicas práticas para reduzir o consumo de energia no inverno:

-Em dias mais quentes, coloque o chuveiro elétrico na posição verão, pois o consumo é 30% menor.

-Evite tomar banhos à noite ou no início da manhã, quando a temperatura ainda está baixa.

-Não coloque objetos molhados para secar no motor da geladeira.

-Utilize as máquinas de lavar roupa e louças com o limite máximo de peças para evitar desperdício.

-Acumule as roupas para passar de uma só vez e deixe as peças que precisam de menor temperatura para o início ou quando desligar o ferro, para aproveitar o calor remanescente.

Economídia

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade