PUBLICIDADE

vc repórter: ação orienta 1,5 mil sobre acidentes domésticos

O Projeto Sesi Casa Segura esteve dois dias desta semana na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro

24 jul 2014 - 18h28
(atualizado às 18h31)
Compartilhar
Exibir comentários
A "Casa Segura" ficou dois dias na Cinelândia, no centro do Rio
A "Casa Segura" ficou dois dias na Cinelândia, no centro do Rio
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

Uma casa inflável montada na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro (RJ), simulou o dia a dia de um lar e orientou mais de 1,5 mil pessoas sobre como evitar acidentes domésticos com o Projeto Sesi Casa Segura. A ação aconteceu entre 8h e 17h de terça e quarta-feira em comemoração à semana que celebra o Dia Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho.

Siga o vc repórter no Twitter

Com cômodos de tamanhos reais e mobiliário temático, a residência recebeu visitas guiadas para mostrar os cuidados que se deve ter com instalações elétricas, hidráulicas, de gás, e até com o descarte de lixo. Situações de risco foram simuladas em cada um dos ambientes, bem como as condutas adequadas para prevenção.

Organizado pelo Sistema Firjan por meio do Sesi Rio, o evento teve como proposta incentivar comportamentos positivos para preservar a integridade física das pessoas, mantendo um lar seguro e saudável.

<p>Situações recorrentes de risco foram simuladas em cada um dos ambientes da casa</p>
Situações recorrentes de risco foram simuladas em cada um dos ambientes da casa
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

No próximo domingo (27), o projeto itinerante vai atender ao público em Barra do Piraí. O evento acontece das 8h às 16h no CIEP Brizolão 284, Municipalizado Nelly de Toledo Rocha, localizado na rua 27, sem número.

De acordo com dados do Ministério da Saúde e Sistema Único de Saúde (SUS), acidentes domésticos são a segunda maior causa de atendimentos nas emergências hospitalares, perdendo apenas para acidentes de trânsito. As quedas, por exemplo, foram responsáveis por 39,1% dos atendimentos em 2010, no Brasil. Nos Centros de Assistência Integral à Saúde (Cais) os acidentes domésticos são responsáveis por 20% dos atendimentos.

O leitor José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade