publicidade
11 de janeiro de 2010 • 11h04 • atualizado às 13h24

Saiba o que fazer se a cobrança do IPVA não chegou em sua casa

 

O IPVA começa a ser cobrado nesta semana em alguns dos Estados do País, como São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Alguns outros Estados também têm o primeiro vencimento previsto para o final deste mês. Saiba o que fazer caso o aviso do vencimento ou o boleto para o pagamento não tenha chegado em sua residência.

Acre
O recolhimento do IPVA 2010 do Estado do Acre começa em janeiro, com vencimento da primeira parcela ou da cota única com desconto no dia 29 para veículos com placas de finais 1 e 2. O contribuinte que não recebeu o documento da secretaria da Fazenda deve entrar em contato com o órgão pelo site www.sefaz.ac.gov.br ou pelo telefone (68) 3226 1568.

Alagoas
O recolhimento do IPVA 2010 do Estado do Alagoas começa a partir de fevereiro, com vencimento da 1ª parcela ou da cota única com desconto no dia 26, para veículos com placas de final 1. O contribuinte pode obter mais informações no site da Sefaz (www.sefaz.al.gov.br), pelo e-mail gtipva@sefaz.al.gov.br ou pelos telefones (82) 3315-3331/8883-7551.

Amazonas
O recolhimento do IPVA 2010 do Estado do Amazonas começa a partir de janeiro. Veículos com placas de final 1 têm vencimento da 1ª parcela ou cota única (com 10% de desconto) no último dia útil de janeiro. O imposto poderá ser parcelado em três vezes ou pago em cota única, com três opções de datas. O contribuinte pode conseguir outras informações nos sites da secretaria e do Detran ou pelos telefones (92) 2121-1811/3236-5612, ou ainda pelo e-mail atomaz@sefaz.am.gov.br.

Bahia
O recolhimento do IPVA 2010 do Estado da Bahia começa em março, com vencimento da 1ª parcela ou cota única no dia 15 para veículos com placas de final 1. O contribuinte que não recebeu o documento da secretaria da Fazenda deve entrar em contato com o órgão pelo site www.sefaz.ba.gov.br ou pelo telefone 0800 071 0071.

Ceará
O recolhimento do IPVA 2010 do Estado do Ceará começa a partir de janeiro para todos os veículos, com vencimento no dia 29 para a cota única com desconto. O contribuinte pode obter outras informações pelo telefone 0800 707 8585 ou pelo e-mail plantaotributario@sefaz.ce.gov.br.

Distrito Federal
O recolhimento do IPVA 2010 do Distrito Federal começa no dia 1° de abril para veículos de placas com final zero. O contribuinte pode encontrar mais informações no site da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.df.gov.br).

Espírito Santo
O recolhimento do IPVA 2010 do Estado do Espírito Santo começa a partir de abril para veículos de placas com finais de um a cinco. Contribuintes com IPVA em atraso podem gerar o boleto atualizado no site da Secretaria da Fazenda e quitá-lo nas agências bancárias credenciadas. O contribuinte que não recebeu o documento da secretaria da Fazenda deve entrar em contato com o órgão pelo site www.sefaz.es.gov.br ou do telefone 0800-283-91-55.

Goiás
O recolhimento do IPVA 2010 do Estado de Goiás começa em fevereiro, com vencimento da 1ª parcela para veículos com placas de finais 1 e 2 no dia 2. Caso não receba o carnê em casa, o contribuinte pode imprimir a 2ª via no site do Detran de Goiás (www.detran.go.gov.br) ou ir pessoalmente a um dos postos de atendimento do Detran. O imposto poderá ser pago em toda a rede bancária do Estado. O contribuinte pode conseguir outras informações no site do Detran ou pelo telefone (62) 3269-8800.

Maranhão
O recolhimento do IPVA 2010 do Estado do Maranhão começa a partir de fevereiro, com vencimento da 1ª parcela para o dia 9 para os veículos com placas de finais 1 e 2. Outras informações podem ser encontradas no site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.ma.gov.br), pelo telefone (98) 3217-4561, ou pelo e-mail janio@sefaz.ma.gov.br.

Mato Grosso
O recolhimento do IPVA 2010 do Estado do Mato Grosso começa em janeiro, com vencimento da cota única com desconto de 5% no dia 28. O contribuinte que não recebeu o documento da secretaria da Fazenda deve entrar em contato com o órgão pelo site www.sefaz.mt.gov.br ou pelo telefone 0800 978 2338.

Mato Grosso do Sul
O recolhimento do IPVA 2010 do Estado do Mato Grosso do Sul começa no dia 29 de janeiro para todos os veículos, independente do final da placa. Contribuintes com débitos atrasados ou que não receberem os carnês em casa devem imprimir os boletos no site da secretaria (http://www.sefaz.ms.gov.br/) ou pelos telefones (67) 3389-7819/7820/7821.

Minas Gerais
O recolhimento do IPVA 2010 do Estado de Minas Gerais começa em janeiro para todos os veículos. O imposto poderá ser parcelado sem três vezes ou pago à vista com desconto de 3%. O dia do vencimento da cota única com desconto é o mesmo da primeira parcela.

Não há emissão de carnê ou de qualquer outro documento de cobrança. O contribuinte deve se dirigir a uma agência de um dos bancos autorizados (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, HSBC, Itaú Unibanco e Mercantil do Brasil) com o número do Renavam de seu veículo e efetuar o pagamento. Débitos em atraso são negociados diretamente no caixa de um desses bancos.

Pará
O recolhimento do IPVA 2010 do Estado do Pará começa no dia 12 de janeiro para veículos de placas com final 1. O contribuinte que não recebeu o documento da secretaria da Fazenda deve entrar em contato com o órgão pelo site deve acessar o site da Secretaria da Fazenda ou o serviço de atendimento telefônico "Alô Sefa" pelo número 0800-725-5533.

Paraíba
O recolhimento do IPVA 2010 do Estado da Paraíba começa no último dia útil de janeiro, para veículos com placas de finais 1 e 2. O imposto pode ser parcelado em três vezes ou pago em cota única com desconto de 10%.

Caso o contribuinte não receba o boleto do imposto, pode emitir 2ª via no site do Detran, que poderá ser acessado pelo portal do governo da Paraíba (www.paraiba.pb.gov.br). O contribuinte tem também a opção de se dirigir pessoalmente ao Detran ou às Casas da Cidadania (Jaguaribe, Shopping Tambiá e Manaíra Shopping).

Paraná
Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná, este ano o contribuinte não receberá a ficha de compensação em sua residência. O pagamento do imposto, que tem o primeiro vencimento previsto para março, poderá ser feito das seguintes formas:

1. Imprimindo a ficha de compensação no portal da Secretaria de Estado da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br) e efetuando o pagamento em qualquer instituição financeira ou casas lotéricas.

2. Imprimindo a guia de recolhimento no portal da Secretaria de Estado da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br) e efetuando o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil, ou via auto-atendimento (caixas eletrônicos e internet banking).

3. Dirigindo-se a qualquer agência do Banco do Brasil e informando ao caixa do banco o número do Renavam do veículo.

Pernambuco
O recolhimento do IPVA 2010 do Estado do Pernambuco começa em março, com vencimento da 1ª parcela ou cota única no dia 4, para veículos com placas de finais 1, 2, 3 e 4. A Secretaria da Fazenda, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), emite carnê de pagamento e envia para o domicílio do contribuinte. Em caso de extravio ou não recebimento, ele deve solicitar a 2ª via no Detran, posto avançado, Ciretrans, ou no site do Detran (www.detran.pe.gov.br).

Piauí
Segundo a Secretaria da Fazenda do Piauí, o contribuinte não recebe mais o carnê em casa, mas uma intimação informando os locais e valores para pagamento. É possível acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou da secretaria para emitir o documento de arrecadação. O imposto pode ser pago diretamente na rede bancária credenciada, portando o documento do veículo. O contribuinte pode obter mais informações nos sites da secretaria (www.sefaz.pi.gov.br) e do Detran (www.detran.pi.gov.br); pelo telefone (86) 3216-9600 ou ainda pelo e-mail faleconosco@sefaz.pi.gov.br.

Rio de Janeiro
O recolhimento do IPVA 2010 do Estado do Rio de Janeiro começa no dia 12 de janeiro para veículos de placas com final zero, quando também começam os pagamentos para quem optar pelo parcelamento em três vezes, sem desconto. A guia para o pagamento em cota única ou parcelada pode ser adquirida com o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) no site da Secretaria de Fazenda do Estado (www.fazenda.rj.gov.br) ou nos terminais de consulta de qualquer agência do Banco Itaú. O imposto pode ser pago nas agências do banco Itaú. Para outras informações, o contribuinte pode acessar o site da secretaria da Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br).

Rio Grande do Norte
O contribuinte com veículo licenciado no Estado do Rio Grande do Norte poderá pagar o IPVA com desconto de 5% se quitar em cota única, que tem vencimento a partir do dia 24 de março para veículos com placas final 1. Após o vencimento, o pagamento deve ser feito nas agências do Banco do Brasil. O contribuinte que não recebeu o documento da secretaria da Fazenda deve entrar no site da secretaria (www.set.rn.gov.br/).

Rio Grande do Sul
O contribuinte que não receber em casa o carnê deve ligar na agência IPVA (51) 3323-7900, canal onde terá todas as informações para requerer 2ª via. Em caso de débitos atrasados, o contribuinte deve solicitar o pagamento pessoalmente na agência do IPVA (Av. 24 de outubro, 844 Porto Alegre) portando RG, carteira de habilitação, CPF e comprovante de residência. No caso de atraso (acumulado) dos exercícios de 2008 e 2009 a Sefaz oferece parcelamento em até 12 vezes com parcela mínima de R$ 50.

Rondônia
A cobrança do IPVA 2010 do Estado de Rondônia começa a ser feita no mês de janeiro, para os veículos com final de placa 1. O vencimento ocorre no último dia útil do mês. Os boletos do IPVA devem ser impressos no site da Secretaria de Finanças de Rondônia (www.sefin.ro.gov.br). No site, o contribuinte informa o número do Renavam de seu veículo e imprime uma guia (Dare), que pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, ou casas lotéricas. A secretaria disponibiliza o telefone (69) 3211-6100 ou o e-mail autoatende@sefin.ro.gov.br para esclarecimento de dúvidas sobre o imposto.

Roraima
O recolhimento do IPVA 2010 do Estado de Roraima começa em janeiro, com vencimento da 1ª parcela ou da cota única com desconto no dia 29 para os veículos de placas com final 1. O imposto poderá ser pago em toda rede bancária, lotéricas e Correios. O contribuinte que não recebeu o documento da secretaria da Fazenda deve entrar em contato pelos telefones (95) 2121-9021 (secretaria) e (95) 3224-2575 (Detran), ou pelo e-mail arrecrr@sefaz.rr.gov.br.

Santa Catarina
O recolhimento do IPVA 2010 do Estado de Santa Catarina começa no dia 10 de janeiro para veículos de placas com final 1. O imposto pode ser parcelado em três vezes, sendo os vencimentos sempre no dia 10 de cada mês. O contribuinte que não receber o carnê em casa deverá entrar no site da Secretaria da Fazenda (www.sef.sc.gov.br), clicar no link IPVA e preencher a placa e o número Renavam e imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare). No caso de débitos atrasados o procedimento é o mesmo. O imposto pode ser pago no BESC, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Unibanco e Sistema Bancoob. Outras informações, no site da secretaria (www.sef.sc.gov.br).

São Paulo
No Estado de São Paulo, o IPVA teve o primeiro vencimento em 8 de janeiro, para veículos com placa final 1. Neste dia ocorreu o vencimento da primeira parcela para pagamento em até três vezes e da cota única com desconto de 3% para quem quitar à vista. Nesta segunda-feira, dia 11, ocorre o primeiro vencimento para carros placa final 2, dia 12 para final 3, dia 13 para final 4, dia 14 para final 5, dia 15 para final 6, dia 18 para final 7, dia 19 para final 8, dia 20 para final 9 e dia 21 para final 0. Quem não receber o comunicado deve acessar o site da Secretaria da Fazenda para verificar as informações sobre o pagamento. A Secretaria dispõe o telefone 0800-170110 e o site www3.fazenda.sp.gov.br para outras informações.

Tocantins
O recolhimento do IPVA 2010 do Estado do Tocantins começa a ser feito no mês de fevereiro, para veículos com finais de placa 1 e 2. A guia (Dare) será emitida pela Secretaria da Fazenda e encaminhada ao endereço do proprietário do veículo. Também poderá ser retirada nas agências de atendimento da Secretaria da Fazenda, ou ainda pelo site www.sefaz.to.gov.br. Quem não receber o comunicado deve acessar o site da Secretaria da Fazenda para verificar as informações sobre o pagamento.

Terra