PUBLICIDADE

Tributos 2013

Confira como pagar o IPVA do Rio Grande do Sul

6 dez 2010 - 15h52
(atualizado às 16h17)
Compartilhar

Os boletos do IPVA do Rio Grande do Sul começaram a ser distribuídos nesta segunda-feira pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) estadual, com valores do tributo e da taxa de licenciamento. O imposto pode ser quitado a partir do dia 16 de dezembro, e o pagamento em uma só parcela vai até o dia 31 de março, com descontos variáveis. O período para pagamento antecipado com maiores descontos se estende até 3 de janeiro.

Confira aqui a data de vencimento do IPVA.

Estes descontos - caso o contribuinte pague até o dia 3 de janeiro - podem ser de 24,5%, para o motorista que não teve multas entre novembro de 2008 e outubro de 2010, 19,8% para quem não teve multas entre novembro de 2009 e outubro de 2010 e 10,3% para quem não tem direito ao desconto do Bom Motorista.

Se o contribuinte quiser parcelar o tributo, a primeira parte precisa ser quitada até o dia 31 de janeiro, com as duas parcelas seguintes em fevereiro e março. Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira. Os proprietários que não optarem pelo pagamento antecipado terão seus vencimentos entre abril e julho, conforme a placa do veículo.

O contribuinte pode pagar o IPVA pela internet ou nas agências do Banrisul, Bradesco e Sicredi, e os correntistas do Banco do Brasil também podem usar esta instituição. As alíquotas são de 3% para automóveis e picapes, 2% para motocicletas e 1% para caminhões, ônibus, microônibus e veículos para locação.

Em caso de dúvida, o contribuinte pode acessar o site da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul.

Seguro obrigatório
Segundo o subsecretário da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, os preços do seguro obrigatório gaúcho ainda não foram disponibilizados pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). A previsão é que estes valores saiam até o dia 16 de dezembro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade