publicidade
05 de janeiro de 2011 • 14h51 • atualizado às 14h59

Confira como pagar o IPTU de Porto Alegre

 

O carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Porto Alegre será distribuído até o dia 15 de janeiro de 2011 e o contribuinte que não receber o boleto em casa pode pegá-lo por meio do site oficial, utilizando o número da inscrição do imóvel.

O contribuinte também pode procurar a central de atendimento (Trav. Mário Cinco Paus, s/nº, das 9h às 16h).

Sede ou a filial de entidade religiosa ou maçônica, entidade cultural, recreativa, esportiva, sindicatos, associações ou clubes de mães, aposentado por motivo de doença contraída em local de trabalho, deficiente físico e deficiente mental, ou seus responsáveis legais reconhecidamente pobres, são isentos da cobrança.

Há a possibilidade de pagar o IPTU em uma parcela ou em até 10 prestações. Caso opte por pagar de uma só vez, o proprietário terá desconto de até 20%.

O pagamento pode ser feito nas agências dos bancos Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, Real, HSBC e Sicredi.

As alíquotas aplicadas para calcular o imposto sobre o valor do imóvel são as seguintes: imóveis residenciais, de 0,85%; imóveis não residenciais, de 1,10%; terrenos, entre 1,5% e 6%; terrenos com projeto arquitetônico de imóvel residencial aprovado pela prefeitura, de 0,95%; terrenos com projeto arquitetônico de imóvel não residencial aprovado pela prefeitura, de 1,2%; e imóveis utilizados na produção agrícola, de 0,03%.

Terra