0

Veja tecnologias que ajudam deficientes no ambiente de trabalho

  • separator
  • comentários
Marina Pita
Direto de São Paulo

Os profissionais com deficiência contam com a ajuda de serviços e produtos para se adaptarem ao ambiente de trabalho. Listamos aqui algumas soluções utilizadas nos escritórios, principalmente para facilitar quem trabalha com computadores.

Programa permite mexer o mouse com a cabeça
Programa permite mexer o mouse com a cabeça
Foto: Reprodução

Mouse de cabeça
O mouse de cabeça foi desenvolvido pela Indra Tecnologias Accesibles, uma organização que desenvolve sistemas e dispositivos para pessoas com deficiência. Ele consiste em um sistema que ligado a uma webcam identifica os movimentos faciais para movimentar o mouse na tela do computador. São necessários movimentos leves para mudar o cursor na tela e os cliques são realizados quando o usuário abre e fecha a boca. O software, que pode ser baixado grátis na página http://www.tecnologiasaccesibles.com/pt da instituição, ajuda pessoas com deficiência motora ou com restrição de movimentação.

Telefone para deficientes auditivos
O telefone para pessoas com deficiência auditiva, denominado pela Anatel como TTS - Terminal Telefônico para Surdos - é um sistema de comunicação telefônico onde pode-se digitar mensagens em um teclado e visualizar em uma tela as mensagens enviadas e recebidas. Através dele, o usuário poderá se comunicar em tempo real com outro Telefone para Surdos por meio de ligação direta ou qualquer telefone fixo ou celular, com auxílio da Central de Intermediação Surdo Ouvinte (142).

Voice stick
Esse aparelho que parece uma caneta é um scanner que reconhece as palavras escritas (uma linha por vez), transformando-a em sons. O dispositivo promete auxiliar pessoas com deficiência visual na leitura de textos, cartões de visita, folders e etc. Essa versão é importada, uma criação do designer Sungwoo Park, mas versões nacionais vêm sendo desenvolvidas.

Teclado virtual
O teclado virtual é um software desenvolvido pela Indra Tecnologias Accesibles, uma organização que desenvolve sistemas e dispositivos para pessoas com deficiência. Ele permite que pessoas com deficiência motora possam escrever por meio de qualquer dispositivo de controle, como um eixo de comando de cadeira de rodas. O software que pode ser baixado grátis na página http://www.tecnologiasaccesibles.com/pt da instituição.

Impressora de textos em braile
A impressora braile permite que pessoas com deficiência visual possam, por exemplo, imprimir gráficos, diagramas e imagens para analisá-los.

Ampliador de textos
O ampliador Ruby aumenta textos em até 14 vezes para pessoas com visão reduzida. Sua pequena dimensão é pensada para que seja portátil.

Navegador em braile
O Focus 40 Braille permite a navegação em ambiente Windows e na internet de forma mais agradável ao deficiente visual. As suas configurações são facilmente controladas a partir do software JAWS®. A localização das teclas e o desenho das células Braille facilita a navegação. O modelo conta com Bluetooth.

Especial para Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade