PUBLICIDADE

Terra da Diversidade

Varejo de construção vai capacitar deficientes

11 mai 2012 - 19h31
Compartilhar

Marina Pita
São Paulo

Mais de 50 pessoas com deficiência serão capacitadas para trabalhar no comércio de produtos da construção e elétricos, por conta de uma parceria de empresas e entidades do setor com a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape).

O acordo foi firmado durando o Salão Internacional da Construção (Feicon), com representantes de algumas empresas e entidades, como a rede varejista Casa & Construção, Sindicato do Comércio de Materiais de Construção e de Material Elétrico (Sindomaco), Sindicato dos Comerciários de São Paulo e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo.

D acordo com a gerente de processos de aprendizagem da Avape, Sônia Alakaki, neste momento serão recrutadas pessoas que tenham fácil acesso ao Centro de Desenvolvimento, Capacitação e Aprendizagem da instituição, na Barra Funda, e também às empresas aderentes ao projeto. A Avape já havia realizado cursos de formação para pessoas com deficiência voltados para a C&C, mas em sua unidade em Santo André.

Segundo a gerente, as capacitações serão desenvolvidas de acordo com os levantamentos técnicos que a entidade fará nas lojas que aderirem à parceria. De acordo com a portavoz, o local de treinamento das pessoas com deficiência é "uma instalação modelo, onde podemos contar com a participação de fabricantes dos produtos e até mesmo com os diretores acadêmicos do MBA da Escola de Varejo."

Concluídos os treinamentos, a Avape indicará as pessoas com deficiência para assumir vagas na rede varejista. Para isso será feita a avaliação do posto de trabalho, identificando a atividade e o tipo de deficiência do candidato.

A Avape, nesta parceria, realizará relatório técnico nos postos de trabalho, recrutamento dos candidatos, oficinas e capacitações, avaliação de desempenho de cada pessoa, palestras de sensibilização, encaminhamento como aprendiz/inclusão e, por fim, acompanhamento técnico e pedagógico.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade