PUBLICIDADE

Terra da Diversidade

Esporte paraolímpico recebe quase R$ 3 mi para fase de treinos

18 jul 2011 - 16h25
Compartilhar

A 117 dias do Parapan-Americano de Guadalajara e a 408 dos Jogos Paraolímpicos de Londres, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e o Ministério do Esporte firmaram convênio que garante R$ 2.956.028. O dinheiro será encaminhado às fases de treinamento das equipes de paranatação, futebol de 5 e judô para cegos.

"Os recursos são muito importantes para reforçar a preparação das Seleções Paraolímpicas Brasileiras rumo a Londres e, consequentemente, ao Rio 2016", afirmou o presidente do CPB, Andrew Parsons.

Entre as ações contempladas pelos recursos estão: o incremento de mais fases de treinamento com contratações de novos profissionais para acompanhamento, aquisições de novos materiais, participações em intercâmbios e em competições internacionais de grande porte.

O CPB agora trabalha para que novos projetos sejam incluídos junto ao Ministério do Esporte. Com a aprovação e liberação de mais recursos, as seleções de goalball, halterofilismo e esgrima em cadeira de rodas serão contempladas.

Em Niterói até o dia 24 de julho, a equipe de fut 5 (deficientes visuais), atual campeã mundial e bicampeã paraolímpica, está reunida para treinamento desde o último domingo. A Seleção de natação também está em concentração em São Caetano do Sul (SP), e ficará lá até o dia 23. O judô terá uma fase longa, de 13 dias (entre 20 de julho e 1º de setembro), em São Paulo, para os treinos.

A fase de treinamento é importante para que os treinadores observem o desempenho e a evolução dos atletas. Eles passam por avaliações médicas, fisiológicas, técnicas e psicológicas, além de participarem de palestras com temas específicos para seu aperfeiçoamento técnico.

Carlos Farrenberg é um dos atletas promessas de medalha brasileira na paranatação
Carlos Farrenberg é um dos atletas promessas de medalha brasileira na paranatação
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade