PUBLICIDADE

Terra da Diversidade

Dilma chora ao lançar programa para pessoas com deficiência

17 nov 2011 - 12h36
(atualizado às 14h46)
Compartilhar
Diogo Alcântara
Direto de Brasília

Enquanto começava seu discurso durante um evento da chamada "agenda positiva", a presidente Dilma Rousseff se emocionou e chorou quando começou sua fala. "Hoje é um dia em que vale a pena ser presidente", quando embargou a voz. Dilma lançou nesta quinta-feira um plano voltado para pessoas com deficiência.

Dilma se emociona ao lançar programa de qualificação
Dilma se emociona ao lançar programa de qualificação
Foto: EFE

Chamado de "Viver sem Limites", o programa tem metas para até 2014 e previsão orçamentária de R$ 7,6 bilhões. As ações do programa serão executadas por 15 órgãos do governo federal e a coordenação ficará por conta da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.

O Viver sem Limites tem ações previstas nas áreas de educação, saúde, inclusão social e acessibilidade. São esperados investimentos, por exemplo, em salas de aula com recursos multifuncionais, oferta de 150 mil vagas exclusivas para pessoas com deficiências em cursos federais de formação profissional e tecnológica.

O programa também vai implementar Centros de Referência para oferecer apoio a pessoas com deficiência em situação de risco, como extrema pobreza, abandono e isolamento social. Do montante do orçamento previsto, R$ 72,2 milhões serão destinados a esses centros.

Dilma também lembrou do desempenho dos atletas paraolímpicos brasileiros, que estão disputando os jogos de Guadalajara que, segundo a presidente, "já ultrapassaram a marca de centenas de medalhas e nos enchem de orgulho".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade