PUBLICIDADE

Sem mistério: Como investir na bolsa de valores

Saiba como investir na bolsa de valores e entenda quais são os retornos que você pode ter nesse tipo de negócio.

12 nov 2015 - 15h43
Compartilhar
Exibir comentários

Procurando novas formas de ganhar dinheiro? Saber como investir na bolsa de valores pode fazer com que você alcance bons resultados. No entanto, para isso, é preciso estar atento ao mercado e aos papéis disponíveis.

Uma ação é a menor parte do capital de determinada empresa, ou seja, é um pequeno pedaço de um negócio. Logo, ao comprar ações, o investidor passa a ser um sócio daquela organização. Caso ela tenha sucesso, a pessoa ganha. Caso perca valor de mercado, o acionista também sai no prejuízo.

Ambiente do pregão, hoje, é apenas online.
Ambiente do pregão, hoje, é apenas online.
Foto: iStock/Getty Images

Entenda como investir na bolsa de valores

Bruno Papi, consultor financeiro e fundador do site General Investidor, explica que a bolsa de valores é o ambiente - hoje online - onde são realizadas todas as negociações de ações, fundos imobiliários, , debêntures, derivativos financeiros e commodities.

No Brasil, a bolsa de valores mais conhecida é a BM&FBovespa, que administra e cria as regras de negociação desse mercado. Ela é uma empresa privada de capital aberto, também negociada.

Na bolsa de valores, você encontra opções diversas de investimentos, indo do baixo ao alto risco e com retorno financeiro bem acima do de uma poupança ou previdência privada, por exemplo. Essa vantagem tem tornado o negócio bastante popular.

"Um exemplo de baixo risco e bom retorno são os títulos públicos, conhecidos por Tesouro Direto. Por meio da bolsa de valores, você pode adquirir títulos do governo brasileiro e receber juros sobre o dinheiro que investir neles por alguns anos", comenta Bruno.

Segundo o consultor, qualquer pessoa que possua um CPF pode investir: basta escolher uma corretora de valores, criar uma conta e começar a aplicar o dinheiro, sem complicações, via internet ou por telefone. "Claro que essas operações possuem taxas e, em alguns casos, também, impostos", alerta o profissional.

Quais empresas são bons investimentos?

O consultor explica que investir na bolsa de valores pode ser válido em diversas situações. "Dependerá do seu objetivo, que pode ser desde a aquisição de um carro até um complemento de . Existem investimentos de curto e de longo prazo, para baixa ou alta renda", esclarece Bruno.

Se você quiser comprar ações, existem centenas de empresas de capital aberto operando na bolsa. Além disso, também é possível investir em imóveis, por meio dos Fundos Imobiliários, ou na dívida do governo pelo Tesouro Direto.

"Tudo dependerá do seu perfil e objetivo. Alguns investimentos, como ações, demandam tempo para valorizar e possuem um alto risco de queda no valor dos papéis, enquanto os títulos do governo são mais seguros. Eles não possuem uma grande expectativa de alta no seu valor e, se resgatados no vencimento, não dão prejuízo, apenas lucro", orienta o consultor financeiro.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade