PUBLICIDADE

Saiba como avaliar um imóvel usado antes de comprá-lo

25 out 2012 - 09h15
(atualizado às 09h21)
Compartilhar

Comprar um imóvel usado pode ser uma boa opção para quem quer realizar o sonho da casa própria. Além de, em geral, ser mais barato do que o novo, ele costuma ter cômodos mais amplos, ficar em bairros com melhor infraestrutura e estar pronto para ser ocupado. Antes de fechar negócio, no entanto, o comprador deve fazer uma avaliação detalhada da unidade para evitar futuras dores de cabeça.

Comprar um imóvel usado pode ser uma boa alternativa, mas é preciso tomar alguns cuidados antes de fechar o negócio
Comprar um imóvel usado pode ser uma boa alternativa, mas é preciso tomar alguns cuidados antes de fechar o negócio
Foto: Shutterstock

A primeira coisa a se fazer é verificar o estado de conservação da casa ou apartamento. A Fundação Procon de São Paulo, que em seu blog oferece dicas aos interessados em adquirir um imóvel usado, recomenda que o comprador verifique de forma detalhada os pontos relacionados à estrutura da unidade, visitando-a tanto durante o dia quanto à noite.

"Na visita, a pessoa deve atentar para alguns indícios aparentes, como mofos e rachaduras nas paredes, infestação de cupins e entupimento de pias. Esses são sinais de que o imóvel está precisando de reparos, sendo que algumas intervenções podem exigir altos investimentos", alerta a corretora de imóveis Richéle Sandres.

Ela lembra que alguns imóveis apresentam o que os especialistas classificam de vício oculto - deficiências que costumam surgir somente tempos depois da concretização do negócio.

"É o caso de vazamentos ou infiltrações, que tendem a ocorrer somente depois das chuvas", explica Sandres.

A corretora reconhece, porém, que nem sempre um leigo é capaz de identificar esses problemas. Nesse caso, uma alternativa é consultar um engenheiro ou arquiteto, profissionais capazes de avaliar com precisão a gravidade da situação.

De acordo com o Procon-SP, depois da vistoria do imóvel é preciso averiguar outros pontos igualmente importantes. Uma questão fundamental é a segurança na região onde a moradia está localizada.

O blog do Proncon-SP (www.educaproconsp.blospot.com) recomenda que quem vai comprar uma casa térrea deve ter cuidados especiais quanto à segurança e verificar se existem terrenos baldios nas proximidades e também analisar os estabelecimentos comerciais próximos, assim como a iluminação da rua.

Fonte: PrimaPagina
Compartilhar
TAGS
Publicidade