PUBLICIDADE

Reino Unido promete combater contrabando de lixo

Declaração da embaixada britânica diz que o país é um dos líderes na proteção do meio ambiental

17 jul 2009 - 09h49
Compartilhar

A embaixada britânica no Brasil prometeu tomar todas as providências para combater o contrabando de lixo para o País. A representação emitiu nota sobre as toneladas de lixo doméstico encontradas em contêineres nos portos de Rio Grande (RS) e Santos (SP), mas a assessoria não quis comentar sobre o envio de lixo para outros países. "No momento, a embaixada está se restringindo às informações contidas em nossa declaração oficial."

"Tendo em vista as recentes reportagens sobre o envio de lixo ao Brasil por empresa britânica, a Embaixada Britânica gostaria de esclarecer que o Reino Unido é absolutamente contrário ao comércio ilegal de qualquer tipo, e está tomando ações imediatas nesse caso", diz o comunicado oficial. "Caso seja comprovado que uma empresa violou os controles rigorosos na exportação de lixo estabelecidos na Convenção da Basiléia, ratificada pelo Reino Unido, as autoridades britânicas não hesitarão em agir."

O comunicado diz que "o Reino Unido é um dos países líderes na proteção do meio ambiente e da saúde humana, e fará todo o possível para eliminar o comércio ilegal de lixo".

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao Ministério das Relações Exteriores que peça providências ao Reino Unido para o retorno das 740 toneladas de lixo doméstico enviadas ao Brasil. A subprocuradora-geral da República, Sandra Cureau, deu prazo de 10 dias para que o governo brasileiro envie informações sobre as medidas adotadas no caso da importação ilegal de resíduos.

Além dos 40 contêineres com resíduos domésticos, dentre os quais, materiais nocivos como pilhas, seringas, cartelas de medicamentos e embalagens de preservativos, encontrados no porto de Rio Grande, a Receita Federal identificou mais 25 contêineres no porto de Santos carregados com lixo doméstico vindo da Inglaterra, informa o jornal O Estado de S. Paulo. Na semana passada, foram encontrados outros 16 carregamentos com 290 toneladas de material.

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
TAGS
Publicidade