PUBLICIDADE

Rede elétrica inteligente beneficia moradores de Aparecida

12 nov 2012 - 07h46
Compartilhar

Considerado um dos maiores projetos de smart grid (rede inteligente de energia) do Estado de São Paulo, o InovCity, programa desenvolvido por meio de uma parceria entre a EDP Bandeirante e a Ecil Energia, promete revolucionar o dia a dia dos habitantes de Aparecida, interior de São Paulo. Além do medidor inteligente que será instalado em todas as residências da cidade até o fim de 2012, no final do processo será aplicado um sistema que permite o monitoramento diretamente do Centro de Medição da EDP Bandeirante, em Mogi das Cruzes ¿ e possibilitará ao consumidor a possibilidade de explorar o seu tipo de consumo e gerenciá-lo de acordo com as suas necessidades.

O projeto InovCity está sendo colocado em prática na cidade de Aparecida, onde todas as residências terão o medidor inteligente, facilitando o gerenciameno do consumo
O projeto InovCity está sendo colocado em prática na cidade de Aparecida, onde todas as residências terão o medidor inteligente, facilitando o gerenciameno do consumo
Foto: Getty Images


"É um projeto inovador. O cliente, além de ficar sabendo se o seu consumo é maior ou menor em algum horário específico do dia, e analisar as causas desse consumo, poderá, por exemplo, por meio da instalação de tomadas diferenciadas, desligar o aparelho de ar condicionado sem estar em casa, usando somente a internet", explica João Brito Martins, gestor executivo de Inovação da EDP no Brasil.



Martins explica que este mesmo medidor também permitirá, em um futuro próximo, a aplicação de tarifários mais flexíveis - como a chamada "tarifa branca", que prevê preços mais elevados em horários de pico.



Segundo o gestor, o sistema inteligente também trará grandes benefícios às distribuidores de energia. Atualmente, a única informação que as distribuidoras possuem sobre a energia consumida pelas residências é por meio do chamado "leiturista", o profissional que vai até a casa do cliente fazer a medição do relógio. "Na rede inteligente não haverá necessidade do leiturista in loco, pois todas as informações serão enviadas por tecnologia GPRS, em tempo real, ao Centro de Medição", afirma Martins.



A experiência em Aparecida, explica Martins, também permitirá antecipar uma tendência de evolução do setor, bem como desenvolver outras competências. "O projeto que está beneficiando a cidade de Aparecida é de médio prazo. Durante o processo de implementação e após a conclusão do programa e todas as suas etapas serão realizadas análises de resultados para entender o impacto do InovCity na comunidade assistida, aprimorar seus pontos fracos e prospectar a implantação dos pontos fortes em outras regiões sob concessão da empresa", afirma Martins. "Apesar de todos os benefícios, ainda se trata de uma tecnologia cara e que precisa de escala para se tornar viável economicamente".



Economídia
Especial para o Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade