PUBLICIDADE

Receita do Pão de Açúcar cresce 13,4% no segundo trimestre

Resultado foi beneficiado pela Páscoa, que ocorreu em abril, e novas lojas

11 jul 2014 - 10h40
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Um homem passa na frente de um supermercado Pão de Açúcar em São Paulo; o Grupo Pão de Açúcar viu a receita líquida avançar 13,4% no segundo trimestre de 2014</p>
Um homem passa na frente de um supermercado Pão de Açúcar em São Paulo; o Grupo Pão de Açúcar viu a receita líquida avançar 13,4% no segundo trimestre de 2014
Foto: Nacho Doce / Reuters

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) viu a receita líquida avançar 13,4% no segundo trimestre ante igual etapa do ano passado, a R$ 15,2 bilhões, beneficiado pela Páscoa em abril, expansão da rede e aumento das vendas realizadas nos mesmos pontos.

Segundo a maior varejista do País, foram abertas 25 lojas entre abril e junho, período em que as vendas brutas nas mesmas unidades - que consideram apenas os endereços que operam há mais de um ano - subiram 9%.

Ao contrário do que ocorreu em 2013, a Páscoa deste ano caiu em abril e não em março, beneficiando os resultados do segundo trimestre. Pelo conceito de vendas líquidas, o avanço consolidado em mesmas lojas foi de 9,5%, com ganho de 1,1 ponto percentual pelo efeito calendário, disse o GPA.

Em termos de crescimento percentual, o destaque trimestral ficou novamente com o atacado de autosserviço da companhia, o Assaí, e com a Nova Pontocom, que reúne as operações de e-commerce do grupo.

Enquanto a receita líquida da divisão de multivarejo, que engloba as bandeiras Extra e Pão de Açúcar, cresceu 9,3% no segundo trimestre, a R$ 6,5 bilhões, o Assaí registrou aumento de 35,8% na mesma linha, a R$ 1,9 bilhão.

Segundo o GPA, o resultado do Assaí decorre de sólido desempenho no conceito mesmas lojas, com contribuição da abertura de novas unidades. "A expansão em regiões estratégicas como o Nordeste continua a ser foco desse formato", disse a companhia, completando que o ritmo de aberturas será acelerado no segundo semestre.

Já a Nova Pontocom, que reúne sites como CasasBahia.com.br e Pontofrio.com, teve alta de 35,1% na receita líquida do segundo trimestre, a R$ 1,3 bilhão, enquanto a receita líquida da Via Varejo, divisão de móveis e eletrodomésticos do GPA, subiu 8% a R$ 5,5 bilhões.

Em comentário sobre a performance, o GPA apontou que o volume de negócios da Nova Pontocom subiu cerca de 41% no trimestre sobre um ano antes, citando aumento no número de visitas nos sites e melhora da taxa de conversão de compra.

O marketplace da Nova Pontocom, plataforma de vendas para terceiros, registrou entre abril e junho um volume de vendas mais de uma vez e meia superior à sua totalidade no ano passado, acrescentou o GPA.

Na Via Varejo, as vendas em mesmas lojas subiram 5,7%o pelo critério bruto e 6,8% pelo critério líquido. "Assim como nos últimos trimestres as categorias de destaque foram smartphones e televisores", disse o GPA.

A companhia encerrou o primeiro semestre com aumento de 12,6% na receita líquida, a R$ 30,2 bilhões.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade