PUBLICIDADE

Rajoy: pedido de resgate para Espanha não é indispensável

29 out 2012 - 12h25
Compartilhar

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, afirmou nesta segunda-feira que, para a Espanha, não é imprescindível pedir ajuda financeira a seus sócios europeus através do programa de compra da dívida do Banco Central Europeu (BCE).

"O governo espanhol não a pediu porque entende que nesse momento não é imprescindível para defender os interesses dos espanhóis", afirmou Rajoy após se encontrar em Madri com seu homólogo italiano, Mario Monti.

Rajoy expressou também o compromisso da Espanha e da Itália com a permanência da Grécia no euro. "Nosso compromisso com o euro é inquebrantável e adotaremos todas as medidas necessárias para garantir sua estabilidade e sua irreversibilidade", afirmou Rajoy em coletiva de imprensa, após se encontrar com Monti. "A Europa não se detém, a Europa continua avançando e o faz com uma Itália e Espanha mais unidas que nunca", insistiu. Apesar desses esforços, nos últimos meses, a pressão externa para que Madri peça ajuda a seus sócios da zona do euro aumentou, recorrendo ao programa de compra de dívida soberana do Banco Central Europeu, que reduziria o custo do financiamento espanhol.

Fonte: AFP
Compartilhar
TAGS
Publicidade