0

"Isolacionismo ou protecionismo não funcionam", diz OMC

23 fev 2009
14h57

O diretor geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, apelou nesta segunda-feira em Seul à "disciplina coletiva" para afastar a tentação do protecionismo como resposta à crise econômica mundial. "A pressão protecionista está presente, apesar de sabermos que o isolacionismo ou o protecionismo não funcionam", acrescentou.

"Se prejudicarem as importações, suas exportações serão prejudicadas", disse Lamy à imprensa, citando como exemplo a polêmica cláusula "Buy American" do plano americano de estímilo econômico.

"Sem uma disciplina coletiva à qual os Estados Unidos devem se ajustar dentro do acordo com a OMC, a cláusula teria sido provavelmente muito pior para os sócios dos Estados Unidos".

O presidente americano Barack Obama promulgou semana passada um plano de estímulo de US$ 787 bilhões, que inclui a polêmica cláusula.

A idéia original da claúsula era impor a compra de produtos americanos para qualquer projeto financiado pelo governo, mas o texto foi suavizado e agora estipula que não deve entrar em contradição com os acordos internacionais assinados por Washington.

Lamy também defendeu a conclusão da rodada de Doha para a liberalização do comércio internacional, por considerar esta a "melhor garantia política existente no mercado contra as iniciativas protecionistas".

» Entenda a Rodada de Doha


» Entenda a crise do crédito

»

Opine sobre a crise nos mercados financeiros
Fonte: Invertia Invertia
publicidade