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Procon multa Dafiti em R$ 344,3 mil por falhas em vendas

A loja online foi autuada também por prática abusiva em relação à política de trocas e devoluções

1 ago 2014 - 11h21
(atualizado às 11h34)
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Dafiti divulgou mensagens de esclarecimentos ao consumidor no Facebook
Dafiti divulgou mensagens de esclarecimentos ao consumidor no Facebook
Foto: Facebook / Reprodução

A Fundação de Proteção e Defesa ao Consumidor de São Paulo (Procon-SP) multou a loja online Dafiti em R$ 344,3 mil nesta semana por descumprimento do Código de Defesa do Consumidor. A Dafiti já havia sido notificada pelo órgão de defesa do consumidor no dia 15 de julho devido ao grande número de reclamações de clientes que tiveram problemas com as compras efetuadas pela internet. Como os problemas continuaram, a multa foi aplicada.

Segundo o Procon, entre as queixas registradas contra a empresa estão a não entrega de produtos no prazo, falta de acesso à empresa (com consequente impossibilidade de comunicação), ausência de atualização do status do pedido, além de venda de produtos que não constavam em estoque. Apenas no mês de julho, o órgão recebeu 568 reclamações contra a loja online.

Na área para consultar a situação dos pedidos no site da Dafiti, a empresa deixa atualmente uma mensagem pedindo desculpas aos consumidores. “Em primeiro lugar, gostaríamos de pedir desculpas por todo e qualquer transtorno. Estamos passando por um período de transição para um novo sistema que vai melhorar muito a sua experiência de compra com a gente”, afirma.

A loja online foi autuada também por prática abusiva em relação à política de trocas e devoluções. A empresa informou que o prazo para troca ou devolução de produtos foi estendida de 30 para 60 dias. De acordo com o Procon, porém, o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor coloca como prática abusiva a definição de um período para troca de produtos.

Em contato com o Terra, a Dafiti afirmou que “está em processo de migração de sistema operacional”, destacando que “investiu na mudança de sistema porque acredita que, quando concluída a transição, haverá um significativo aprimoramento na experiência de compra de seus clientes”. Além disso, informou que “prestou todos os esclarecimentos solicitados pelo Procon-SP em relação aos impactos causados por essa mudança”.

 
Fonte: Terra
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