PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Previsto para março, Cumbica não tem condição de receber A380

Anac não autorizou a operação da aeronave porque o aeroporto ainda não cumpriu "os requisitos mínimos e essenciais de segurança"

14 fev 2014 - 12h39
(atualizado às 12h42)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Airbus A380 pode transportar até 500 passageiros</p>
Airbus A380 pode transportar até 500 passageiros
Foto: Reuters

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou ao Terra nesta sexta-feira que o aeroporto de Guarulhos não tem condições de receber o Airbus A380, maior avião do mundo com capacidade para até 500 passageiros. A Lufthansa esperava iniciar a operação da aeronave no País em março deste ano, visando os voos da Copa do Mundo.

Segundo a Anac, em vistoria realizada no dia 5 de fevereiro, os técnicos da agência, “acompanhados do operador aeroportuário e das empresas interessadas na operação desse tipo de aeronave, verificaram que o aeroporto ainda não cumpriu todos os requisitos mínimos e essenciais de segurança”.

O órgão regulador afirma que entre os requisitos não cumpridos está a “ampliação da largura do acostamento externo da pista de pouso e decolagem em 7,5 metros além da área atualmente pavimentada”.

O Terra entrou em contato com a concessionária do aeroporto de Guarulhos que afirmou que o estudo passará por uma revisão. “No setor do transporte aéreo, é comum que um estudo técnico passe por uma série de ajustes até que se consiga a autorização. O mesmo aconteceu durante o processo para operar o Boeing 747-800, aeronave também classificada como código ‘F’, como o A380, embora de envergadura menor”, diz a nota da concessionária.

A responsável pelo aeroporto ressaltou que o contrato de concessão obriga a implantação do novo terminal até 2016, “os trabalhos para construção e para receber esta categoria de aeronave são feitos ao mesmo tempo”. 

A Lufthansa, que pensava em operar a aeronave no Brasil até março, ainda não se manifestou sobre o assunto.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade