PUBLICIDADE

Presidente russo chega à China para fechar acordos cooperativos

26 set 2010 - 01h50
Compartilhar

O presidente russo, Dmitri Medvedev, chegou neste domingo à cidade chinesa de Dalian, primeira parada de uma viagem no qual espera assinar vários acordos de cooperação energética e nuclear com o país asiático.

Em Dalian (a antiga Port Arthur), localidade que foi colônia do Império Russo durante um breve período de tempo (entre 1898 e 1905), Medvedev visitará um monumento em memória dos soldados chineses e soviéticos que morreram na guerra contra o Japão (1937-1945) e também se reunirá com professores e estudantes de russo.

Amanhã, segunda-feira, o líder se reunirá com seu colega chinês, Hu Jintao; o primeiro-ministro, Wen Jiabao; e o líder do Legislativo, Wu Bangguo, na capital, Pequim, onde se espera a assinatura de importantes acordos econômicos entre as duas potências.

Entre os acordos a serem assinados durante a visita está o que a Transneft, monopólio russo de construção de oleodutos, fará com a corporação petrolífera chinesa CNPC para a provisão de petróleo entre a refinaria russa de Skovorodino e a chinesa de Daqing.

Além disso, o consórcio russo AtomStroyExport assinará com seu colega chinês um contrato para o projeto técnico do terceiro e quarto reator da usina nuclear de Tianwan.

No plano político, Medvedev e Hu abordarão as crises nucleares de Irã e Coreia do Norte, nas quais ambos os países têm um papel fundamental.

Também tratarão sobre a situação no Oriente Médio, a reconstrução do Iraque e do Afeganistão, e a cooperação no marco do Grupo dos 20, a Organização de Cooperação de Xangai e o grupo Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), segundo fontes diplomáticas russas.

Fonte: Invertia Invertia
Compartilhar
TAGS
Publicidade