PUBLICIDADE

Presidente do BCE apoia Mario Draghi para sua sucessão

28 abr 2011 - 13h30
Compartilhar

O presidente do grupo dos ministros das Finanças da zona do euro deu apoio a candidatura de Mario Draghi para a presidência do Banco Central Europeu (BCE) nesta quinta-feira, deixando o italiano mais perto de substituir o francês Jean-Claude Trichet. O presidente do Eurogroup, Jean-Claude Juncker, disse que partilha a opinião do presidente da França, Nicolas Sarkozy, sobre a candidatura de Draghi. Sarkozy apoiou o presidente do banco central da Itália para suceder Trichet quando seu mandato de oito anos expirar, em outubro.

O apoio de Juncker a Draghi é importante porque o luxemburguês Yves Mersch - que, como Draghi, é membro do Conselho Executivo do BCE - tem sido cotado como outro potencial sucessor a Trichet. "Eu não vejo nenhuma diferença notável entre o que o presidente da República (Sarkozy) disse e o que eu penso", disse Juncker a jornalistas em Paris, quando questionado sobre a candidatura de Draghi.

As declarações públicas de apoio de Sarkozy e Juncker aumentam a pressão para que a chanceler alemã, Angela Merkel, líder da maior economia da Europa, aceite Draghi como substituto de Trichet.

O aval de Sarkozy gerou outras declarações de apoio a Draghi, que tem uma posição estabelecida como o mais respeitado italiano nos círculos econômicos e políticos internacionais, desmentindo a reputação ruim da Itália na área de administração financeira.

A corrida para substituir Trichet começou em fevereiro, quando o presidente do banco central da Alemanha, Axel Weber - antes tido como favorito - disse que deixará seu cargo sem concorrer pela presidência do BCE.

Fonte: Invertia Invertia
Compartilhar
TAGS
Publicidade