PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

PIB cai 5,9% no quarto trimestre, na maior queda desde 1996

3 mar 2016 - 09h42
Compartilhar
Exibir comentários
A atividade da indústria afundou 8% em relação ao quarto trimestre de 2014
A atividade da indústria afundou 8% em relação ao quarto trimestre de 2014
Foto: Arquivo/Agência Brasil / O Financista

A atividade econômica brasileira encolheu 5,90% no quarto trimestre do ano passado em relação a igual período de 2014, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O tombo é o maior para um trimestre na comparação anual desde o início da série histórica iniciada em 1996 e ficou ligeiramente abaixo da expectativa do mercado, de -6%, segundo a Bloomberg News.

Na comparação com o terceiro trimestre, a atividade econômica encolheu 1,4% de outubro a dezembro de 2015, contabilizando quatro trimestres negativos consecutivos e a maior sequência de perdas desde o inicío da série histórica. O mercado esperava queda de 1,60% na comparação trimestral.

Setores

A atividade da indústria caiu 1,4% na comparação com o terceiro trimestre e afundou 8% em relação ao quarto trimestre de 2014. A agropecuária avançou 2,9% em base trimestral e 0,6% na comparação anual.

O setor de serviços encolheu 1,4% no quarto trimestre em relação ao período anterior e caiu 4,4% na comparação com os últimos três meses de 2014. O consumo das famílias recuou 1,3% ante o terceiro trimestre e despencou 6,8% em relação ao mesmo período de 2014.

Os gastos do governo tiveram queda de 2,9% nos últimos três meses do ano passado em relação ao terceiro trimestre, mesmo resultado da comparação anual.

A formação bruta de capital fixo (FBCF) no país recuou 4,9% em base trimestral e tombou 18,5% na comparação com o quarto trimestre de 2014. A formação bruta de capital fixo reflete o aumento da capacidade produtiva do país por meio de investimentos em ativos, como máquinas e equipamentos. 

O que é PIB? 

O PIB mede a soma de todos os bens e serviços produzidos na economia em determinado período. Olhado pela ótica da demanda, ele é formado por cinco componentes: consumo das famílias, investimentos, gastos governamentais, exportação e importação. Pela ótica da oferta são três itens: agropecuária, indústria e serviços.

O Financista Todos os direitos reservados
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade