PUBLICIDADE

Petrobras interrompe teste no pré-sal de Santos após acidente

31 jan 2012 - 12h50
Compartilhar

A Petrobras detectou um vazamento de petróleo estimado preliminarmente em 160 barris no prospecto Carioca Nordeste, no pré-sal da bacia de Santos, informou a empresa nesta terça-feira. Segundo a companhia, houve um "rompimento da coluna de produção do FPWSO Dynamic Producer", equipamento que realiza o Teste de Longa Duração (TLD) no local, a 300 km da costa.

Após o rompimento, ocorrido às 8h30 desta terça-feira, o sistema de segurança fechou automaticamente o poço, disse a empresa. "Uma estimativa preliminar aponta a possibilidade de terem vazado 160 barris de petróleo. Não há possibilidade do petróleo chegar à costa brasileira", afirmou a Petrobras em nota.

No vazamento ocorrido no campo de Frade (bacia de Campos), em novembro passado, operado pela norte-americana Chevron, foram derramados cerca de 2.400 barris de petróleo e o vazamento levou dias para ser contido, embora o poço estivesse fechado. Mas o óleo continuava a passar por fissuras nas rochas, constatou-se mais tarde.

A Petrobras afirmou em nota que o poço em Carioca está fechado e em condições seguras, e que está investigando as causas do problema. O Plano de Emergência foi imediatamente acionado, segundo a estatal, que informou ter mobilizado "todos os recursos necessários" para o recolhimento do petróleo no mar e do óleo residual da parte superior da coluna.

A empresa disse que comunicou a ocorrência à Marinha do Brasil, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Por volta das 15h30, a ação da Petrobras operava praticamente estável, enquanto o Ibovespa subia 0,4%, e o petróleo nos EUA também operava próximo de uma estabilidade.

Com informações da Reuters.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade