PUBLICIDADE

Pesquisa: 51% dos brasileiros pedem opiniões antes de comprar

15 mar 2012 - 05h21
Compartilhar

Aproximadamente 51% dos brasileiros costuma pedir opinião de outras pessoas para realizar compras ou contratar serviços de relevância, conforme pesquisa do Instituto Data Popular divulgada nesta quinta-feira. O levantamento foi realizado entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012 com 1.019 entrevistados de 71 cidades de todo o País.

Na divisão por regiões, a porcentagem de pessoas que buscam opinião é maior no Nordeste, com 56,5%, seguida da região Sudeste (52%), Sul (51,8%) e Centro-Oeste e Norte (49,5% cada).

A maior troca de informações sobre produtos e serviços ocorre entre o grupo de jovens de 18 a 34 anos, com 62,1%, seguido do grupo dos idosos com 60 anos ou mais (44,1%) e dos adultos entre 35 e 39 anos (43,8%). Segundo a pesquisa, as redes sociais contribuem muito para essa tendência de troca de informações entre os jovens.

A internet é a principal fonte de informação dos brasileiros quando vão adquirir produtos, atingindo 83,8% das elites (classes A e B), e 74,3% das classes emergentes (C, D e E).

Um maior percentual de mulheres que de homens procura informações com familiares antes de realizar compras e contratar serviços, mas os homens buscam mais informações junto aos amigos, especialistas e colegas de trabalho, conforme o Data Popular.

Conforme Renato Meirelles, sócio diretor do Data Popular, o 'boca a boca' faz parte da natureza do brasileiro, que é muito influenciado pela opinião de familiares e amigos quando pretendem adquirir algum produto caro ou contratar serviço importante.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade