1 evento ao vivo

Pequenas empresas adotam ações sustentáveis, diz pesquisa

10 mai 2012
09h36

A maioria das empresas de pequeno porte adota algumas práticas sustentáveis em seu negócio. A conclusão é de uma pesquisa sobre o assunto divulgada este mês pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A pousada Beco de Noronha capta água da chuva para a limpeza do local, utiliza a energia solar para o aquecimento dos chuveiros e oferece aos hóspedes lembranças feitas por artesões locais, entre outras medidas sustentáveis
A pousada Beco de Noronha capta água da chuva para a limpeza do local, utiliza a energia solar para o aquecimento dos chuveiros e oferece aos hóspedes lembranças feitas por artesões locais, entre outras medidas sustentáveis
Foto: Divulgação



O objetivo do estudo foi avaliar o nível de percepção dos empreendedores sobre os temas da sustentabilidade. O questionário foi respondido por 3.912 empresários dos setores de comércio e serviços, indústria e construção civil e agronegócios.



De acordo com os resultados, 70,2% dos pequenos negócios praticam a coleta seletiva do lixo, 81,7% controlam o consumo de energia, 72,4% controlam o consumo de papel e 65,6% destinam adequadamente resíduos tóxicos, como solventes, produtos de limpeza e cartuchos de tinta.



Essas são medidas simples, com baixo custo, mas que têm impacto significativo em termos de sustentabilidade. "Esses atributos tendem a ser cada vez mais exigidos pelos consumidores que estão atentos a produtos, serviços e marcas provenientes de práticas sustentáveis", apontou. Para Carlos, as práticas sustentáveis são, portanto, fator de compe¬titividade aos negócios. "As micro e pequenas empresas estão no rumo certo", diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.



Pousada é exemplo de sustentabilidade
Inaugurada em 2003, a pousada Beco de Noronha, em Fernando de Noronha (PE), nasceu com a premissa de ser o mais sustentável possível, levando em conta a estrutura da ilha e aquilo que está ao alcance de uma pequena empresa.

Hoje a pousada capta água da chuva para a limpeza do local, utiliza a energia solar para o aquecimento dos chuveiros e oferece aos hóspedes lembranças feitas por artesões locais, por exemplo. "São medidas que contribuem tanto para o meio ambiente quanto para o aspecto financeiro, pois há menos desperdício e economizamos na conta de luz e água", explica Silvana Rondelli, proprietária. "Não gastamos muito para trocar as lâmpadas por versões mais econômicas, nem para implantar um exaustor eólico na cozinha", completa.

Ações pensadas
É fundamental que o empreendedor busque embasamento para suas ações, uma vez que a sustentabilidade não pode ser apenas discurso. Veja dicas de ações simples para ser sustentável no seu pequeno negócio.

Água: verifique vazamentos; aproveite a água da chuva;
Energia: utilize telhas transparentes; instale painéis solares; use lâmpadas fluorescentes; não deixe aparelhos eletrônicos em stand-by; mantenha geladeiras e freezers longe do calor, a 15 centímetros de paredes e armários; desligue o ar-condicionado 1 hora antes do fim do expediente;
Arquitetura: prefira cores claras, pois elas reduzem calor; instale janelas de lados opostos para gerar ventilação cruzada;
Lixo: separe metal, papel, plástico, vidro e orgânico; substitua plástico por pano ou material reciclável;
Transporte: se possível, use coletivos ou carona solidária; mantenha veículos regulados.

Fonte: Cross Content

compartilhe

publicidade