0

Saiba onde buscar informação para investir no exterior

11 out 2013
07h39
atualizado às 07h39
  • separator
  • 0
  • comentários

A alternativa para quem deseja desbravar o mercado financeiro e quer começar a investir em empresas do exterior pode estar nas novas tecnologias. O tipo de conhecimento prévio para quem deseja investir em empresas fora do Brasil é diferente para quem investe em empresas nacionais.

De acordo com o diretor de Programas de Finanças da ESPM-Sul, Antônio Marinho, quem investe no mercado de capitais nacional é quem domina a área que está investindo e tem conhecimento de finanças empresariais. “No caso de investir em empresas fora do Brasil, a questão já envolve mercado de câmbio e economia internacional, ressalta. O mercado de câmbio abrange operações de compra e venda de moeda estrangeira e as operações em moeda nacional entre residentes do país e residentes no exterior, realizadas por intermédio das instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central. Já a economia internacional diz respeito a estrutura das relações econômicas globais.

De acordo com Aline Rabelo, coordenadora do Investmania, enquanto no Brasil apenas 3% da população investe em ações, nos Estados Unidos esse número já ultrapassa os 50%. Um outro movimento que deve ser observado, segundo a executiva, é que a classe C já consumiu bens e agora tem dinheiro para realizar investimentos. “Para realizar investimentos é preciso estudo” destaca.

Segundo últimos dados do BC, um total de US$ 281 bilhões foram aplicados por brasileiros no exterior em 2011. Dos 21,7 mil investidores, 19,4 mil foram pessoas físicas, que detinham US$ 51,1 bilhões. Os investimentos brasileiros diretos no exterior ultrapassaram US$ 200 bilhões pela primeira vez, somando US$ 202,6 bilhões.

Fontes de informação
Para quem é iniciante na área de investimentos e deseja aprender sobre o mercado financeiro, um dos sites disponíveis é o Investmania, no qual é permitido a interação entre investidores, profissionais especializados e companhias abertas. Recentemente, foi lançado no site a plataforma Aprenda Mais, com mais de 200 cursos online. Para acessá-los basta realizar um cadastro.

A ferramenta de aprendizado atende a todos os públicos, desde um investidor mais experiente até alguém que vai realizar seu primeiro investimento, explica a coordenadora do Investmania. Os vídeos têm curta duração, de três a seis minutos, e apresentam especialistas na área financeira que dão dicas para quem procura informações sobre investimentos. A coordenadora exemplifica a importância do conhecimento na área financeira para quem deseja investir. “Se a pessoa vai comprar uma geladeira, ela gasta tempo pesquisando. Ela também precisa estudar e pesquisar para saber onde vai investir seu dinheiro”, afirma.

A Bovespa disponibiliza cursos básicos gratuitos para quem deseja ser introduzido ao mercado financeiro e de investimentos. Para os iniciantes, a instituição oferece dois tipos de curso, tanto online quanto presencial. Os presenciais estão disponíveis nos estados do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Para quem domina a linguagem do mercado financeiro e está em um nível intermediário de entendimento, a opção que a Bovespa oferece são as aulas presenciais pagas. Além disso, outro recurso disponibilizado pela instituição no YouTube é a TV Educação Financeira, que divulga informação e conhecimento sobre investimentos, finanças pessoais e conceitos econômicos.

A Federação Brasileira dos Bancos dispõe de um portal na internet, o Meu Bolso em Dia, em que faz a orientação financeira e aborda diversos assuntos relacionado a administração de finanças. A Serasa Experian também possui uma cartilha online para ajudar quem precisa de orientação quando o assunto é dinheiro. O Banco Central do Brasil, por sua vez, possui uma página na internet em que responde diversas dúvidas relacionadas a investimentos.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade