PUBLICIDADE

Do vinho ao pneu: dez produtos afetados pela alta do dólar

6 set 2013 07h34
| atualizado às 07h34
ver comentários
Publicidade

A valorização do dólar não preocupa apenas quem vai para o exterior. Quando a alta da moeda norte-americana se acelera, logo vem a dúvida: o que mais vai encarecer para os brasileiros? Para saber se o repasse será imediato ou não, o professor de finanças públicas da Universidade de Brasília (UnB) e membro do Conselho Federal de Economia, Roberto Piscitelli, ensina que é preciso conhecer a essência do produto. “Em produtos com uma demanda inelástica, como os derivados do trigo: pães, biscoitos ou massas, a alta é repassada, pois são bens de consumo básico, e o consumidor acaba assumindo o repasse e não deixa de comprar”, explica.

A tendência é que o impacto seja maior nos setores em que os produtos finais são importados. Nos produtos que utilizam insumos de fora na fabricação, o aumento depende da proporção de matérias-primas importadas que fazem parte de sua composição. A economia do País também influencia se o repasse será total ou parcial, imediato ou gradativo. Apenas quando a economia está aquecida, a tendência é que o repasse aconteça imediatamente. “Se as vendas estiverem fracas e se existir muita concorrência, o comerciante acaba abrindo mão de uma parte de seu lucro para não aumentar o preço, ou repassa o encarecimento do dólar gradativamente, para não afastar seu consumidor”, afirma Piscitelli.

Para o professor, o aumento do dólar também oferece uma janela de oportunidades na recuperação da indústria nacional. O País volta a produzir e a crescer, e indústrias como a do vinho e de brinquedos podem ter suas vendas aumentadas, pois o preço do produto importado sobe e o do nacional permanece, tornando-se a opção mais em conta para o bolso dos brasileiros.

Veja, na galeria, dez produtos cujos preços são influenciados pela cotação do dólar.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Publicidade
Publicidade