PUBLICIDADE

Conheça moedas de 20 países com pior IDH, segundo a ONU

22 ago 2013 07h31
| atualizado às 07h31
ver comentários
Publicidade

A divulgação do relatório anual do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) não trouxe grandes mudanças no panorama mundial. Das 187 nações das quais a Organização das Nações Unidas (ONU) coleta dados, 44 perderam posições, 108 se mantiveram nas posições que ocupavam no ano anterior e apenas 35 subiram no ranking.

O Brasil se manteve no 85º lugar, mas ao contrário do que possa parecer, não está nem perto dos últimos colocados. Na lista divulgada em março deste ano, com dados referentes a 2012, o País registrou IDH de 0,730, ante 0,728 no ano anterior, o que o inclui entre as nações de desenvolvimento elevado, na classificação da ONU. Em comparação aos outros integrantes do grupo de países conhecido como Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil só ficou atrás da Rússia, 55ª colocada.

Sobre a moeda, o real encontra-se bastante valorizado em relação aos 20 últimos colocados, sendo o Zimbábue a única exceção. Isso acontece porque o país africano adotou o dólar americano como sua moeda oficial em 2009 depois de passar por uma superinflação e profunda desvalorização do dólar zimbabuano. Para se ter uma ideia, logo antes da reforma cambial, quantias como 100 trilhões de dólares zimbabuanos não eram suficientes nem para comprar um pão. Agora, o problema é outro: a falta de moedas, que por serem pesadas, tornam o custo de importação alto demais.

Como é calculado o IDH
O IDH leva em conta três fatores: saúde (com base na expectativa de vida ao nascer), educação (com informações sobre média de anos de estudo e anos esperados de escolaridade da população), e renda nacional bruta per capita. A partir destes dados, os países recebem uma pontuação de 0 a 1, em que a nota mais próxima de 1 indica maior nível de desenvolvimento. Nenhum país alcançou este valor, mas alguns ficaram mais longe do que outros: empatados na lanterna da lista, Níger e República Democrática do Congo obtiveram apenas 0,304 pontos cada um. Confira na galeria fotos dos 20 países que alcançaram as pontuações mais baixas no ranking de IDH.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Publicidade
Publicidade